Metronidazol é um antimicrobiano indicado para o tratamento e profilaxia de infecções causadas por bactérias ou protozoários. Conheça mais sobre esse medicamento e confira as opções.
Produtos encontrados: 28 Resultado da Pesquisa por: metronidazol em 4 ms
Produtos selecionados para comparar: 0Comparar
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Bio-Vagin 62,5mg/g + 25.000UI/g + 1,25mg/g Adium 40g Creme + 10 AplicadoresVocê possui o melhor preço
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
Produtos encontrados: 28 Resultado da Pesquisa por: metronidazol em 4 ms
Produtos selecionados para comparar: 0Comparar
O que é o remédio Metronidazol
É um antimicrobiano, com ação antibiótica, utilizado para tratar infecções ginecológicas, como: tricomoníase, vaginites, amebíase, giardíase e outras bactérias anaeróbicas. Metronidazol é encontrado no mercado em comprimido, pomada vaginal e solução injetável. Os comprimidos possuem composições de 250mg e 400mg.
-
Metronidazol 250mg
-
Metronidazol 400mg
-
Metronidazol 500mg pomada
-
Metronidazol 100mg gel
Metronidazol creme
Metronidazol creme é indicado para uso vaginal, exclusivamente, e para o tratamento de inflamações ginecológicas, tais como tricomoníase. A caixa vem com uma bisnaga de 50g e 10 aplicadores.
Metronidazol comprimido
O metronidazol comprimido está disponível em caixas com 250mg (20 comprimidos) e 400mg (24 comprimidos). Ele é indicado para o tratamento de tricomoníase, vaginites, amebíase, giardíase, entre outras bactérias anaeróbicas.
Existe uma versão de Metronidazol genérico?
Metronidazol é um medicamento genérico, tanto que seu preço é bastante acessível. Flagyl e Rozex, por exemplo, são alguns dos nomes comercializados com o princípio ativo metronidazol, conhecidos como medicamentos de referência. Esses medicamentos são conhecidos pela marca, pois são mais conhecidos popularmente. De qualquer modo, quaisquer das opções possuem as mesmas propriedades.
Para que serve Metronidazol?
Metronidazol está disponível no mercado em comprimido, pomada e por meio injetável, sendo usado para tratar as seguintes condições:
- Tricomoníase;
- Vaginites por Gardnerella vaginalis;
- Giardíase;
- Amebíase;
- Para a profilaxia e tratamento de infecções, tais como: Bacteroides fragilis, Fusobacterium sp, Clostridium sp, Eubacterium sp e cocos anaeróbios, entre outras bactérias.
- Metronidazol serve para combate à candidíase vaginal, quando associado à nistatina.
- Prevenção e tratamento de infecções pós-cirúrgicas, nas quais os anaeróbios tenham sido identificados ou suspeitados.
Metronidazol é antibiótico?
Metronidazol possui antibiótico em sua composição, tanto que além de necessitar de receita para ser comprado, ela fica retida com o farmacêutico.
Conheça seus diferenciais
Metronidazol é um medicamento genérico barato, fácil de encontrar e possui poucos efeitos colaterais em comparação com outros medicamentos da mesma categoria.
Além disso, o paciente pode escolher o laboratório que melhor lhe agradar, visto que o metronidazol é fabricado por vários laboratórios, sem contar que, dependendo do caso, o médico tem a opção de receitar Metronidazol injetável, em comprimido ou creme vaginal.
Tempo de efeito do produto
A bula não especifica em quantos dias o medicamento começa a fazer efeito no organismo, porém, em geral, sua absorção ocorre de maneira rápida e o tratamento dura entre 5 e 10 dias.
Converse sempre com o seu médico sobre todas as suas dúvidas.
Metronidazol pomada faz efeito em quantos dias?
Metronidazol pomada é absorvido entre 8 e 12 horas. A bula cita uma duração do tratamento entre 7 e 10 dias, dependendo da doença tratada.
Metronidazol comprimido faz efeito em quanto tempo?
Metronidazol comprimido é rapidamente absorvido pelo organismo (80%, no mínimo, em 1 hora). No máximo em duas horas o medicamento é totalmente absorvido..
Dependendo da dose e da doença, o paciente pode tomar o Metronidazol em dose única, ou de 2 a 4 vezes ao dia, no período entre 5 e 10 dias.
Saiba como usar Metronidazol
Metronidazol: como tomar? O comprimido deve ser ingerido inteiro, sem mastigar, e com um pouco de líquido.
Já o Metronidazol creme vaginal deve ser utilizado do seguinte modo:
- Remova a tampa da bisnaga do medicamento e insira completamente o aplicador ao bico da bisnaga.
- Puxe o êmbolo da seringa até o final, segurando firmemente a bisnaga.
- Com o êmbolo puxado e em posição horizontal, aperte a base da bisnaga com os dedos, a fim de preencher a cânula do aplicador com o medicamento até a trava. Cuidado: aperte bem devagar a bisnaga para que a pomada não ultrapasse o êmbolo.
- Retire o aplicador e feche imediatamente a bisnaga.
- Deite-se, com as pernas elevadas e introduza o aplicador na cavidade vaginal, empurrando o êmbolo até que o aplicador esvazie completamente.
- Jogue o aplicador fora, visto que, a cada aplicação, um novo será utilizado.
- A aplicação deve ser feita uma vez ao dia, de preferência à noite, ao deitar-se. Cada aplicação (5 g de gel) contém 500 mg de metronidazol.
Lembre-se de respeitar a posologia do Metronidazol indicada pelo seu médico, tanto na versão creme como na versão em comprimido.
O medicamento é contraindicado para quem?
Pacientes que possuem alergia ao metronidazol, derivado imidazólico ou aos demais componentes do produto não devem utilizar metronidazol. Além disso, o metronidazol pomada (creme vaginal) é contraindicado para crianças menores de 12 anos e para homens.
Precauções a serem tomadas
Se o paciente fizer o uso de Metronidazol por um longo tempo, é necessário que o médico o avalie regularmente. Observe as seguintes precauções:
- Realizar testes hematológicos, principalmente a contagem de leucócitos. Reportar imediatamente ao médico caso surjam sintomas, tais como neuropatia central ou periférica (parestesia, ataxia, vertigem e crises convulsivas).
- Metronidazol pode escurecer a urina, por causa dos metabólitos de metronidazol.
- Metronidazol e álcool: Não faça uso de bebidas alcoólicas ou de medicamentos que contenham álcool durante o tratamento e, no mínimo, 1 dia após o término do remédio, visto que pode ocasionar o efeito antabuse.
- Pacientes com Síndrome de Cockayne não devem utilizar metronidazol, exceto se não houver outra alternativa, visto que apresentaram hepatotoxicidade/insuficiência hepática aguda, até mesmo casos fatais, com início muito rápido após o começo do tratamento. Se, ainda assim, o médico indicar o seu uso, reporte imediatamente qualquer reação, principalmente: dor abdominal constante, anorexia, náusea, vômito, febre, mal-estar, fadiga, icterícia, urina escurecida ou coceira.
- O tratamento deve ser interrompido caso apareçam reações cutâneas bolhosas severas, como síndrome de Stevens Johnson (SSJ), necrólise epidérmica tóxica (NET) ou pustulose exantemática generalizada aguda (PEGA).
- Pacientes com encefalopatia hepática devem utilizar Metronidazol com cautela.
- Muita cautela ao utilizar Metronidazol em pacientes com doença severa, ativa ou crônica, do sistema nervoso central e periférico, devido ao possível agravamento do quadro neurológico.
- Metronidazol pode ocasionar confusão, vertigem, alucinações, convulsões ou distúrbios visuais. Portanto, evite dirigir ou operar máquinas, caso sinta alguns destes sintomas.
- Caso ocorra a menstruação durante o uso de Metronidazol, não há necessidade de interromper o tratamento, mas, caso o período menstrual esteja próximo, é aconselhável postergar o início do tratamento, até que a menstruação termine.
Metronidazol na gravidez
Grávida pode usar pomada Metronidazol? Na bula, Metronidazol representa risco B durante a gravidez, ou seja, não há estudos que garantam a segurança do medicamento, tanto da pomada quanto do comprimido.
Portanto, ele deve ser utilizado sob orientação médica, visto que o medicamento atinge a placenta, mas seus efeitos no feto são desconhecidos.
Metronidazol: efeitos colaterais
Observe, a seguir, os possíveis efeitos colaterais. Vale lembrar que nem todos apresentarão tais sintomas.
- Febre;
- Dor epigástrica, náusea, vômito, diarreia, mucosite oral, alterações no paladar (incluindo gosto metálico), anorexia, casos reversíveis de pancreatite, descoloração da língua/sensação de língua áspera;
- Angioedema, choque anafilático.
- Neuropatia sensorial periférica, cefaleia, convulsões, vertigem, encefalopatia (confusão), síndrome cerebelar subaguda (ataxia, disartria, alteração da marcha, nistagmo e tremor); meningite asséptica;
- Alterações psicóticas, como confusão e alucinações, humor depressivo;
- Alterações visuais transitórias como diplopia, miopia, visão borrada, diminuição da acuidade visual e alteração da visualização das cores; neuropatia óptica/neurite;
- Perda da audição (incluindo neurossensorial), tinido;
- Agranulocitose, neutropenia e trombocitopenia;
- Aumento das enzimas hepáticas (AST, ALT, fosfatase alcalina), hepatite colestática ou mista e lesão hepatocelular, algumas vezes com icterícia. Além disso, também foi citada falência hepática, necessitando de transplante hepático em pacientes que utilizaram Metronidazol em conjunto com outros antibióticos;
- Rash, prurido, rubor, urticária, erupções pustulosas, pustulose exantemática generalizada aguda , erupção fixa medicamentosa, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica.
Cuidados em caso de superdosagem
Caso você tome uma dose muito maior do que a indicada pelo seu médico, por via oral, vaginal ou injetável, entre em contato com seu médico para saber quais providências tomar.
Se você tiver vômito, ataxia e leve desorientação, entre em contato com o Disque-Intoxicação, por meio do telefone 0800 722 6001. Apesar de não existir antídoto contra superdosagem de Metronidazol, os médicos farão o tratamento de suporte, com base nos sintomas.
Interações medicamentosas
Observe, a seguir, as possíveis interações ao utilizar Metronidazol:
- Álcool: Deve-se evitar bebidas alcoólicas e medicamentos que contenham álcool durante o tratamento e 1 dia após o término, visto que podem aparecer rubor, vômito e taquicardia, em virtude do efeito antabuse.
- Dissulfiram: Pacientes que utilizaram Metronidazol e Dissulfiram ao mesmo tempo apresentaram reações psicóticas.
- Terapia com anticoagulante oral: O efeito anticoagulante é potencializado, aumentando o risco hemorrágico. Tal risco é causado pela diminuição do catabolismo hepático.
- Lítio: Pacientes que recebem tratamento com lítio devem ter as concentrações plasmáticas de lítio, creatinina e eletrólitos monitoradas durante o tratamento com Metronidazol.
- Ciclosporina: Pacientes que usam Metronidazol podem ter seus níveis plasmáticos de ciclosporina aumentados, devendo, portanto, ser monitorados constantemente.
- Fenitoína ou fenobarbital: Os níveis plasmáticos podem ser reduzidos, por conta do aumento da eliminação do Metronidazol.
- Fluoruracila: Diminuição do clearance do 5-fluoruracila, trazendo um aumento da toxicidade do mesmo.
- Bussulfano: Metronidazol pode aumentar os níveis plasmáticos de bussulfano, ocasionando uma severa toxicidade do bussulfano.
Metronidazol corta o efeito do anticoncepcional?
Na bula não é mencionado o fato de Metronidazol cortar o efeito do anticoncepcional. Se tiver qualquer dúvida, converse com seu médico.
Metronidazol: Bula online para você
Acesse a bula online aqui, e fique por dentro de todos os efeitos colaterais do Metronidazol, bem como doenças tratadas e posologia. Acesse de qualquer lugar e a qualquer hora!
Metronidazol precisa de receita?
Por conter propriedade antibiótica, Metronidazol é vendido sob prescrição médica, necessitando de duas vias brancas, visto que uma delas fica retida com o farmacêutico.
Denominação Comum Brasileira do Metronidazol
Observe, a seguir, a Denominação Comum Brasileira (DCB) do Metronidazol:
Nº DCB | 05902 |
---|---|
Denominação Comum Brasileira | Metronidazol |
Nº CAS | 443-48-1 |
Classificação | INF |
Histórico | Consolidada pela Resolução - RDC nº 469, de 23 de fevereiro de 2021 |
Componentes alergênicos
A bula não menciona itens alergênicos em sua composição, entretanto, observe sempre as precauções listadas, bem como as reações adversas. Converse sempre com o seu médico. Somente ele é capaz de avaliar os riscos e benefícios.
Compre Metronidazol na Drogaria São Paulo
Só na Drogaria São Paulo, você encontra uma variedade de Metronidazol e ainda pode compra com preço baixo usando o desconto de convênio. Confira as regras!