Drogaria São Paulo

Acesse sua Conta

Departamento e Categorias

Ibuprofeno é um medicamento indicado para o tratamento de várias condições que envolvam dor e febre, como gripes e resfriados, e até mesmo nos processos reumáticos e no pós-operatório.

Produtos encontrados: 93 Resultado da Pesquisa por: ibuprofeno em 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 93 Resultado da Pesquisa por: ibuprofeno em 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

O que é o remédio Ibuprofeno?

Ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroidal indicado para diversas condições inflamatórias associadas à dor e à febre. Ele vem nas seguintes apresentações: gotas, suspensão oral e comprimido.

Ibuprofeno gotas

Ibuprofeno gotas vem em duas dosagens: com 50mg e 100mg, ambas em um frasco contendo 30ml. Esta apresentação é indicada tanto para adultos, como para crianças a partir de 6 meses de idade.

Ibuprofeno comprimido

A apresentação em comprimidos possui três dosagens: 200mg, 400mg e 600mg. As duas primeiras dosagens são indicadas para adultos e crianças a partir de 12 anos, e a terceira dosagem, apenas para adultos.

Ibuprofeno suspensão oral

O remédio Ibuprofeno suspensão oral possui a dosagem de 100mg e vem em um frasco com 20ml. O medicamento não pode ser diluído e vem em uma caixa com uma seringa dosadora. É indicado tanto para adultos quanto para crianças a partir de 6 meses.

Este é um medicamento genérico?

Sim, o Ibuprofeno é o princípio ativo de medicamentos comercializados como Alivium, Advil, Ibupril, entre outros. Vale lembrar que todos os medicamentos genéricos possuem as mesmas propriedades que os originais, mas com valores mais acessíveis.

Ibuprofeno: para que serve?

Agora que você já conhece um pouco sobre o medicamento e suas apresentações, saberia responder a pergunta: Ibuprofeno é bom para que? Ele é um anti-inflamatório muito receitado para gripes e resfriados, associados ou não a dor e febre. As apresentações em gotas e suspensão tratam as seguintes condições:

Já o comprimido de Ibuprofeno é indicado para:

  • Artrite reumatoide
  • Osteoartrite
  • Reumatismo articular
  • Traumas do sistema musculoesquelético, bem como nos procedimentos pós-cirúrgicos relacionados à Odontologia, Ginecologia, Ortopedia, Traumatologia e Otorrinolaringologia.

Ibuprofeno é anti-inflamatório e antibiótico?

O remédio Ibuprofeno é apenas anti-inflamatório, não esteroidal, indicado para o tratamento de dores, febre e inflamações associadas a diversas condições, como em dores ósseas, nos pós-operatório (com a finalidade de analgesia) e em gripes e resfriados.

Ibuprofeno tem dipirona?

Ibuprofeno não tem dipirona, apesar de o Ibuprofeno ter ação antitérmica, visto que são classes diferentes de medicamentos. Se você for alérgico a qualquer componente, informe ao seu médico antes de iniciar qualquer tratamento.

Diferenciais deste remédio

O Ibuprofeno possui muitas vantagens em relação a outros anti-inflamatórios. Vamos conhecer:

  • Não necessita de receita para ser comprado.
  • É um medicamento com um preço acessível.
  • Trata de diversas condições agudas, como inflamações em geral, gripes e resfriados.
  • Além de combater a dor, também é antitérmico.

Ibuprofeno: Quantas horas para notar seu efeito?

A bula não especifica em quanto tempo o medicamento começa a fazer efeito no organismo, entretanto, como ele possui ação antitérmica e analgésica, seus efeitos costumam ser notados em até 1 hora após a sua administração.

Como tomar Ibuprofeno?

Observe, a seguir, o modo de usar o Ibuprofeno, tanto em gotas como em comprimidos. Vale lembrar que as indicações a seguir são sugestões da bula e, portanto, não substituem a recomendação do médico.

Suspensão oral

Para crianças a partir de 6 meses, a dosagem deve ser de acordo com o peso, em intervalos entre 6 e 8 horas, não ultrapassando 7 ml por dose. Para adultos, a indicação é de 7ml, até 4 vezes ao dia.

Veja, a seguir, as instruções para utilizar o medicamento em suspensão oral. A caixa vem com uma seringa e um adaptador de frasco.

  • Agite o frasco antes de usar e não dilua o medicamento.
  • Abra o frasco do medicamento e coloque o adaptador no bocal do frasco com firmeza até o total encaixe. Desembale a seringa.
  • Insira a seringa no adaptador.
  • Vire o frasco e vá puxando o êmbolo cuidadosamente, a fim de que o líquido preencha a seringa até a marca desejada.
  • Retire a seringa do adaptador e insira diretamente na boca, com a cabeça inclinada para trás.
  • Após a administração, lave a seringa com água corrente.

Gotas

  • Em relação à dosagem de 50mg, a bula indica, a partir de 6 meses, 1 a 2 gotas/kg de peso, em intervalos entre 6 a 8 horas, não excedendo 40 gotas por dose.
  • A posologia de adulto é de 40 gotas, no máximo 4 vezes ao dia.
  • A dosagem de 100mg, em relação a crianças a partir de 6 meses, é de 1 gota/kg de peso, em intervalos entre 6 a 8 horas, não excedendo 20 gotas por dose.
  • Crianças com mais de 30 kg, a dose máxima é de 20 gotas, não ultrapassando 80 gotas por dia.
  • Em relação aos adultos, a posologia varia de 20 a 80 gotas, no máximo, 4 vezes ao dia.

Comprimido

Ibuprofeno comprimido não deve ser partido, aberto ou mastigado. Deve ser tomado com um pouco de água, mas, se você tiver problemas gastrintestinais, tome o medicamento durante as refeições ou com um pouco de leite.

Segundo a bula, a posologia recomendada é de 600mg, 3 ou 4 vezes ao dia. Porém, a dosagem será administrada de acordo com cada caso, podendo ser diminuída ou aumentada.

O medicamento deve ser administrado, de preferência, o menor tempo possível, com a menor dosagem, a fim de minimizar possíveis efeitos colaterais. Não exceda a dose diária total de 3.200mg.

Ibuprofeno: Contraindicação

Observe, a seguir, as contraindicações do medicamento nas apresentações em suspensão oral, gotas e comprimido:

Suspensão oral e gotas

  • É contraindicado para pacientes com hipersensibilidade ao Ibuprofeno ou a qualquer outro componente da fórmula.
  • Pacientes com úlcera péptica ativa, sangramento gastrintestinal ou asma, rinite, urticária, pólipo nasal, angioedema, broncoespasmo e outros sintomas de reação alérgica ou anafilática ocasionados pelo ácido acetilsalicílico, iodeto e outros AINEs, não devem utilizar o Ibuprofeno.
  • Ibuprofeno não deve ser administrado junto com bebidas alcoólicas.
  • Menores de 6 meses não devem utilizar o medicamento.

Comprimido

  • Este medicamento não pode ser utilizado em pacientes com histórico de hipersensibilidade ao Ibuprofeno ou a quaisquer componentes.
  • Não utilize Ibuprofeno para dor perioperatória de cirurgia de revascularização do miocárdio.
  • Ibuprofeno é contraindicado para pacientes com insuficiência renal grave, insuficiência hepática grave e insuficiência cardíaca grave.

Lactante pode tomar Ibuprofeno?

Este medicamento não deve ser utilizado por grávidas. O seu uso no terceiro trimestre de gestação está associado a malformações cardíacas no feto, como fechamento prematuro do ductus arteriosus, bem como um trabalho de parto mais demorado.

O remédio Ibuprofeno não deve ser tomado durante o período de amamentação, apesar de um pequeno estudo não mostrar a presença do medicamento no leite das lactantes. Como não há estudos conclusivos que mostrem os efeitos adversos que os inibidores prostaglandinas trazem para os neonatos, é mais prudente evitar o seu uso. De qualquer forma, converse sempre com o seu médico.

Precauções a serem tomadas

Observe, a seguir, as precauções gerais, citadas na bula:

  • O ácido acetilsalicílico pode ocasionar asma sensível (10% dos pacientes), associando, inclusive, ao broncoespasmo grave, que pode ser fatal. Não tome este medicamento se você for alérgico ao ácido acetilsalicílico, e muita cautela, caso já tenha asma.
  • Mesmo que você nunca tenha sido exposto ao Ibuprofeno, podem ocorrer reações anafiláticas.
  • O medicamento pode inibir a agregação plaquetária, apesar de ser menor em relação ao ácido acetilsalicílico. Ele deve ser usado com cautela em pessoas com problemas de coagulação, visto que o Ibuprofeno prolonga o tempo de sangramento em pacientes normais, sendo portanto, muito perigoso para pessoas com esse tipo de comorbidade.
  • Como o Ibuprofeno reduz a febre e a inflamação, ele acaba mascarando problemas mais graves.
  • Pode ocorrer meningite asséptica com febre e coma (raramente) durante o tratamento com este medicamento. Esse fato ocorreu, em sua maioria, em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico e doenças do tecido conjuntivo, apesar de ter ocorrido também em pessoas sem qualquer doença.
  • Aproximadamente 20% dos pacientes que receberam até 2.400mg de Ibuprofeno por dia tiveram uma diminuição da hemoglobina em 1g.

Suspensão oral e gotas

Muito cuidado ao usar Ibuprofeno em pacientes desidratados, com úlcera péptica, gastrite ou desconforto gástrico, bem como em pessoas que possuem reações alérgicas com agentes analgésicos e antitérmicos.

Uso em idosos

Antes de administrar o Ibuprofeno, o médico deve avaliar a idade, as fisiologias renal, hepática e do sistema nervoso central, bem como outras doenças que o paciente tenha e as medicações utilizadas. De qualquer forma, deve-se iniciar com doses reduzidas, e o paciente deve ser monitorado constantemente.

Comprimido

Pode haver um aumento de úlceras gastrintestinais e sangramento em pacientes que utilizaram Ibuprofeno concomitantemente com AINEs sistêmico, como ciclooxigenase 2 (COX-2).

Efeitos cardiovasculares (CV)

Podem ocorrer eventos trombóticos graves, infarto do miocárdio e derrame, durante o uso prolongado do Ibuprofeno. Porém, este risco pode ser minimizado utilizando a menor dose possível por um menor tempo.

Retenção de líquido e edema

Retenção de líquido e edema podem surgir em alguns pacientes que estejam usando AINEs, inclusive o Ibuprofeno, visto que estes medicamentos inibem a síntese de prostaglandinas.

Muita cautela, portanto, se você possui função cardíaca comprometida, insuficiência cardíaca congestiva (ICC), hipertensão e outras condições que piorem a retenção de líquidos.

Efeitos gastrintestinais (GI)

Inflamação, sangramento, ulceração e perfuração do estômago, intestino delgado ou grosso podem indicar eventos gastrintestinais graves, durante o tratamento com o Ibuprofeno, e que podem ser fatais. Porém, estas situações ocorrem, em sua maioria, em idosos, pacientes com doença CV, que utilizam medicamentos corticosteróides, antiplaquetários, que possuem doença gastrintestinal ativa e até mesmo em pacientes que façam uso do álcool.

Efeitos hepáticos

Alguns pacientes que utilizaram Ibuprofeno tiveram reações hepáticas mais graves, inclusive icterícia e até hepatite fatal. Mas isso ocorreu em pessoas que já tinham sinais de disfunção hepática, ou com testes hepáticos anormais.

Apesar de ser raro, caso os sinais persistam ou piorem (apresentando eosinofilia e rash cutâneo) , o tratamento deve ser descontinuado. Além disso, podem ocorrer elevações limítrofes em um ou mais testes laboratoriais hepáticos em até 15% dos pacientes.

Efeitos oftalmológicos

Caso ocorram: diminuição da acuidade visual e/ou visão turva, escotomas e/ou alterações na "visão em cores", o tratamento deve ser interrompido imediatamente, e o paciente deverá fazer um exame oftalmológico, incluindo testes de campo visual central e visão de cores.

Reações cutâneas

Dentro do primeiro mês de tratamento, podem ocorrer reações ao medicamento como eosinofilia, sintomas sistêmicos (DRESS), além de dermatite esfoliativa, síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica (casos raros).

Suspenda imediatamente o medicamento ao menor sinal de alergia, como rash cutâneo e lesões na mucosa, por exemplo.

Efeitos renais

Nefrite intersticial, glomerulite, necrose papilar e síndrome nefrótica podem surgir durante o uso de Ibuprofeno, já que ele inibe a síntese de prostaglandinas renais. Estas são de suma importância na manutenção da perfusão renal em pacientes que possuem tanto o fluxo quanto o volume sanguíneo renal diminuídos.

Pacientes com função renal prejudicada devem usar a menor dose possível e no menor tempo, visto que o medicamento é eliminado pelo rins, e portanto, tal ação servirá para evitar o acúmulo do fármaco.

Fertilidade

Ibuprofeno pode retardar ou impedir a ruptura dos folículos ovarianos. Portanto, se você utiliza o medicamento e está tentando engravidar, suspenda o seu uso.

Ibuprofeno: Efeitos colaterais

Observe, a seguir, os efeitos colaterais do Ibuprofeno. Eles foram separados em suspensão oral, gotas e comprimidos.

Suspensão oral e gotas

Reações comuns

  • Tontura
  • Rash cutâneo
  • Epigastralgia; náuseas.

Reações incomuns

  • Prurido
  • Dispepsia; obstipação intestinal; anorexia; vômitos; diarreia; flatulência.
  • Retenção de sódio e água
  • Cefaleia; irritabilidade; zumbido.

Reações raras

  • Alergia; eritema multiforme; necrólise epidérmica tóxica; síndrome de Stevens-Johnson e “lupus-like”; urticária; doença do soro; equimoses; fotossensibilidade.
  • Parestesia.
  • Depressão; ansiedade; meningite asséptica; confusão mental; alucinações; alterações de humor; insônia.
  • Icterícia; úlceras esofágica, péptica gástrica e duodenal; hepatite medicamentosa; pancreatite aguda; sangramento digestivo.
  • Insuficiência renal; necroses tubular aguda e de papila renal; cistite; hematúria; poliúria.
  • Anemia hemolítica; pancitopenia; hipoplasia medular; anemia; trombocitopenia; leucopenia; agranulocitose; eosinofilia.
  • Diplopia; redução de acuidade visual; hiperemia ocular; xeroftalmia.
  • Diminuição da acuidade auditiva; inflamação da mucosa nasal; epistaxe; edema de glote; xerostomia.
  • Aumento de pressão arterial; infarto agudo do miocárdio; arritmia cardíaca; taquicardia; palpitações; insuficiência cardíaca congestiva; acidente vascular cerebral; vasculite.
  • Broncoespasmo; sibilância; dispneia; dor torácica.

Comprimido

  • Cistite e rinite.
  • Agranulocitose, anemia aplástica, eosinofilia, anemia hemolítica, neutropenia, pancitopenia, trombocitopenia com ou sem púrpura.
  • Inibição da agregação plaquetária.
  • Reações anafiláticas.
  • Redução do apetite e retenção de líquidos.
  • Confusão, depressão, labilidade emocional, insônia e nervosismo.
  • Meningite asséptica com febre e coma, convulsões, tontura, cefaleia, sonolência.
  • Ambliopia, visão embaçada e/ou diminuída, alterações na visão de cores e olhos secos.
  • Perda da audição e zumbido.
  • Insuficiência cardíaca congestiva em pacientes com função cardíaca limítrofe e palpitações.
  • Hipotensão e hipertensão
  • Broncoespasmo e dispneia.
  • Cólicas e desconforto abdominal, constipação, diarreia, boca seca, duodenite, dispepsia, dor epigástrica, eructação, flatulência, úlcera gástrica ou duodenal com sangramento e/ou perfuração, gastrite, hemorragia gastrintestinal, úlcera gengival, hematemese, indigestão, melena, náuseas, esofagite, pancreatite, inflamação do intestino delgado ou grosso, vômito.
  • Úlcera e perfuração nos intestinos delgado e grosso.
  • Insuficiência hepática, necrose hepática, hepatite, síndrome hepatorrenal, icterícia.
  • PEGA, alopecia, DRESS, eritema multiforme, dermatite esfoliativa, síndrome de Lyell, reações de fotossensibilidade, prurido, rash, síndrome de Stevens-Johnson, urticária e erupções vesículo-bolhosas.
  • Insuficiência renal aguda, azotemia, glomerulite, hematúria, poliúria, necrose papilar renal, necrose tubular.
  • Nefrite túbulo-intersticial, síndrome nefrótica e glomerulonefrite de lesão mínima.
  • Edema
  • Diminuição da hemoglobina, hematócrito e do clearance de creatinina; teste de função hepática anormal.
  • Tempo de sangramento prolongado.

Ibuprofeno diminui o fluxo menstrual?

Não consta na lista de efeitos colaterais do Ibuprofeno a diminuição do fluxo menstrual. Vale lembrar que o medicamento serve, também, para cólicas menstruais, além de outras condições. Converse sempre com o seu médico sobre possíveis reações indesejadas.

Ibuprofeno dá sono?

O remédio Ibuprofeno pode, sim, dar sono. Caso a reação adversa esteja interferindo em suas atividades cotidianas, converse com seu médico, a fim de avaliar se deve continuar com o tratamento ou suspendê-lo.

Em caso de superdosagem

O tratamento para uma superdosagem vai depender de qual apresentação do medicamento você utilizou, bem como a quantidade ingerida e as reações.

Em geral, podem surgir vertigem, nistagmo, apneia, inconsciência, hipotensão, insuficiência respiratória, náuseas, vômitos, tontura, perda da consciência e depressão do SNC. Nesses casos, o médico pode escolher o esvaziamento gástrico pela indução de vômito, lavagem gástrica, administrar carvão ativado ou corrigir os eletrólitos séricos.

Interações medicamentosas do Ibuprofeno

  • O paciente pode ter úlcera gástrica, caso utilize Ibuprofeno e outros analgésicos e antipiréticos em conjunto com corticóides.
  • É contraindicado o uso de medicamentos à base de furosemida e tiazídicos junto com Ibuprofeno, pois há o risco de diminuição do efeito diurético dessas drogas.
  • Medicamentos à base de probenecida tendem a aumentar o efeito terapêutico do do anti-inflamatório.
  • Evite o uso de hormônios tireoidianos durante o tratamento com este anti-inflamatório.
  • Não utilize este remédio simultaneamente com anticoagulantes orais (heparina), visto que pode aumentar seus efeitos, bem como a concentração sanguínea de lítio e a atividade antiagregante plaquetária.

Em geral, não se deve utilizar o Ibuprofeno, bem como qualquer AINE, concomitantemente com os seguintes medicamentos:

  • Ácido acetilsalicílico
  • Paracetamol
  • Colchicina
  • Iodetos
  • Medicamentos fotossensibilizantes
  • Outros anti-inflamatórios não esteroides
  • Corticotrofina
  • Uroquinase
  • Hipoglicemiantes orais ou insulina
  • Anti-hipertensivos e diuréticos
  • Ácido valpróico
  • Plicamicina
  • Sais de ouro
  • Ciclosporina
  • Lítio
  • Inibidores da ECA
  • Inibidores de agregação plaquetária
  • Cardiotônicos digitálicos
  • Digoxina e metotrexato

Ibuprofeno corta o efeito do anticoncepcional?

A bula não menciona o fato de o Ibuprofeno cortar o efeito do anticoncepcional. Em todo o caso, converse com o seu médico antes de iniciar a medicação e tire todas as suas dúvidas.

Ibuprofeno: Bula online é aqui

Acesse a bula online aqui e fique por dentro de todas as informações acerca deste medicamento, tais como: indicações, posologia, reações adversas, precauções e muito mais!

Ibuprofeno precisa de receita?

Para comprar o Ibuprofeno não é exigida a receita, tanto que o medicamento fica disponível para o cliente nas prateleiras de livre acesso. De qualquer forma, não tome nenhum medicamento sem o conhecimento de seu médico.

Denominação Comum Brasileira

Observe, a seguir, a liberação do Ibuprofeno para comercialização, disponível na lista da Denominação Comum Brasileira (DCB).

Nº DCB 04766
Denominação Comum Brasileira Ibuprofeno
Nº CAS 15687-27-1
Classificação INF
Histórico Consolidada pela Resolução - RDC nº 469, de 23 de fevereiro de 2021

Compostos alergênicos presentes

A bula não menciona compostos alergênicos na sua fórmula, mas, de qualquer forma, observe as precauções e contraindicações do medicamento e, na dúvida, consulte o seu médico.

Garanta seu ibuprofeno na Drogaria São Paulo

Variedade de Ibuprofeno você só encontra na Drogaria São Paulo. Ao acessar o site, você encontra o medicamento em todas as suas apresentações e de diversos laboratórios.

Além disso, você pode conseguir um precinho melhor com seus convênios. Confira as regras!

Livelo

Livelo

R$1,00 = 1 ponto LIVELO

*Apenas compra pelo hotsite, exceto medicamentos.

Confira as Regras Logo Livelo