Tylex é um medicamento indicado para o tratamento de dores leves, moderadas e intensas decorrentes de traumatismo. Além disso, ele é utilizado no pós-operatório, após extração dentária, neuralgia, lombalgia e dores nas articulações.
Produtos encontrados: 4 Resultado da Pesquisa por: tylex em 3 ms
Produtos selecionados para comparar: 0Comparar
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
Produtos encontrados: 4 Resultado da Pesquisa por: tylex em 3 ms
Produtos selecionados para comparar: 0Comparar
O que é o remédio Tylex?
Tylex é a combinação de dois analgésicos: codeína e paracetamol. Juntos, eles promovem o alívio rápido de dores causadas por entorses, luxações, contusões, distensões, fraturas, além de dores nos ossos, neuralgia, lombalgia, e até mesmo após cirurgias.
-
Tylex 7,5mg
-
Tylex 30mg
Versão de Tylex genérico
O Tylex genérico é vendido com o nome dos dois princípios ativos do medicamento: Paracetamol 500mg + Fosfato de Codeína 30mg. Atualmente, está disponível em caixas com 12 e 24 comprimidos, e até mesmo em suspensão oral.
Tylex: para que serve?
O remédio Tylex tem indicação para o tratamento e alívio de dores de diversas intensidades, causadas por traumatismos, dores na coluna e até em procedimentos pós-cirúrgicos.
Tylex é anti-inflamatório?
Tylex não é anti-inflamatório. Ele é um analgésico composto de dois princípios ativos: Paracetamol, que possui ação analgésica e antitérmica; e codeína, que é um analgésico opióide e antitussígeno e se assemelha à morfina, atuando no Sistema Nervoso Central. A junção dos dois promove o alívio rápido de dores de intensidades variadas.
Diferenciais do Tylex
Diferentemente de outros analgésicos, que tratam dores leves e até estados febris, Tylex possui, além do Paracetamol, a Codeína, um fármaco opióide (semelhante à morfina). E é a Codeína que faz a diferença na hora de tratar uma dor mais intensa, visto que a substância age diretamente no Sistema Nervoso Central.
Quanto tempo para notar seu efeito?
Por ser um medicamento analgésico, o seu efeito é notado rapidamente. O paracetamol é absorvido no organismo cerca de 30 a 60 minutos após a administração oral. E a codeína age por completo até 1 hora após a ingestão.
Como deve ser usado?
Tylex é usado de acordo com a intensidade da dor do paciente, bem como a sua indicação. Deve ser ingerido com um pouco de líquido. Jamais deve ser mastigado ou partido. Em geral, segundo a bula, a posologia é a seguinte:
- Caixa de 7,5 mg = 1 comprimido a cada 4 horas
- Caixa de 30 mg = 1 comprimido a cada 4 horas
Para adultos com dores intensas, decorrentes de cirurgias, traumatismos graves e neoplasias, por exemplo, recomenda-se 2 comprimidos a cada 6 horas. Não ultrapasse 8 comprimidos, tanto de 7,5 mg quanto de 30 mg, em um período de 24 horas. Portanto, a dose diária máxima recomendada para adultos é a seguinte:
- Fosfato de codeína 240 mg a cada 24 horas
- Paracetamol 4000 mg a cada 24 horas
Remédio contraindicado para:
Em geral, o Tylex não deve ser utilizado por pacientes com alergia ao paracetamol, codeína ou a qualquer outro componente da fórmula. Observe, a seguir, as demais precauções:
- A codeína não deve ser administrada para dor em crianças menores de 12 anos.
- A codeína é contraindicada para dor em crianças menores de 18 anos, que passaram pelas cirurgias de tonsilectomia e/ou adenoidectomia.
- Tylex não deve ser usado por pacientes que façam uso de metabolizadores ultra rápidos de CYP2D6, que transformam a codeína no seu metabólito ativo completamente e mais rápido do que outras pessoas. Nesses casos podem ser apresentados sinais de overdose, bem como sonolência extrema, confusão ou respiração superficial, podendo ser fatal.
- Mulheres que estejam amamentando não podem utilizar Tylex, pois não foi garantida a sua segurança para o bebê.
Precauções a serem tomadas
Observe, a seguir, algumas precauções que os pacientes devem ter com a codeína:
- Risco de morte em metabolizadores ultra rápidos de codeína, visto que o organismo dessas pessoas converte a codeína em seu metabólito ativo, morfina, mais rápido, resultando em níveis sanguíneos de morfina maiores do que o esperado. Como consequência, elas podem ter depressão respiratória fatal ou apresentar sinais de superdosagem (sonolência extrema, confusão ou respiração superficial).
- Deve-se tomar codeína por pouco tempo. Por ser um agente opióide, pode apresentar risco de uso indevido e abuso. Como consequência, podem ocorrer tolerância e dependência psicológica e/ou física, por causa do uso prolongado e/ou altas doses.
- Pessoas que têm distúrbios convulsivos, lesões na cabeça e pressão do crânio elevada devem ter cautela ao usar codeína.
- Pacientes com asma brônquica, edema pulmonar, doença obstrutiva das vias aéreas, depressão respiratória aguda, doença pulmonar grave, obesidade, apneia obstrutiva do sono ou distúrbios obstrutivos do intestino devem utilizar a codeína com cuidado.
- Não tome codeína se estiver utilizando medicamentos serotoninérgicos. Suspenda imediatamente o tratamento caso sinta dor abdominal ou problemas respiratórios.
- Consulte seu médico antes de iniciar o tratamento com Tylex caso tenha comprometimento renal e hepático.
- Suspenda imediatamente o medicamento caso tenha sintomas de toxicidade, como confusão, respiração superficial e sonolência extrema, visto que podem ser fatais.
- Não use álcool durante o tratamento, visto que pode resultar em sedações profundas, depressão respiratória, coma e até mesmo a morte.
- Muito cuidado se você apresentar náuseas, vômitos, anorexia, fadiga, fraqueza, tontura e pressão arterial baixa, visto que podem ser sinais de insuficiência adrenal.
- Caso você tenha baixa libido, impotência, disfunção erétil, amenorreia ou infertilidade, procure imediatamente seu médico, pois pode ser uma deficiência de androgênio.
- Informe ao seu médico caso você tenha algum distúrbio respiratório relacionado ao sono, como síndromes da apneia do sono e hipóxia, visto que os sintomas podem piorar durante o uso de Tylex.
- Altas doses de opióides podem ocasionar a hiperalgesia (sensibilidade exagerada à dor).
Observe, agora, as precauções relacionadas ao uso de Paracetamol:
- Superdosagem de paracetamol pode ocasionar dano hepático.
- Pergunte ao seu médico sobre a interação de paracetamol com o uso de álcool.
- Converse com o seu médico sobre o uso de Paracetamol, caso tenha doença hepática.
- Alguns pacientes apresentaram reações cutâneas sérias, porém raras, como pustulose exantemática generalizada aguda, Síndrome de Stevens Johnson e necrólise epidérmica tóxica, durante a administração de Paracetamol. Caso surja algum sintoma, suspenda imediatamente o seu uso.
- Não utilize outro medicamento que contenha paracetamol.
Gravidez
A codeína atravessa a placenta. Estudos mostraram que recém-nascidos expostos à codeína no útero podem desenvolver a síndrome de abstinência neonatal após o nascimento, e até mesmo terem um infarto cerebral.
Em relação ao paracetamol, este atravessa a placenta e alcança o feto em 30 minutos após a administração do medicamento, sendo metabolizado por conjugação com sulfato fetal. Quando prescrito corretamente, o paracetamol não afeta negativamente a mãe ou o feto.
Portanto, este medicamento não deve ser utilizado por grávidas. Somente o seu médico poderá avaliar os riscos e benefícios, tanto para a mãe quanto para o feto.
Amamentação
Apesar de o paracetamol ser excretado no leite materno em concentrações baixas (0,1% a 1,85%), não há estudos conclusivos que garantam a segurança da codeína para o bebê, visto que ele também é excretado no leite. Portanto, o medicamento Tylex deve ser evitado por mulheres que estejam amamentando.
Dirigir e operar máquinas
Muita cautela ao dirigir ou operar máquinas, visto que a codeína pode causar sonolência.
Tylex: Efeitos colaterais
Observe, a seguir, as reações adversas mais comuns relatadas:- Constipação
- Boca seca
- Vômito
- Náusea
- Tontura
- Sonolência
- Hiperidrose
Observe, agora, as reações adversas raras relatadas na pós-comercialização:
- Dor abdominal
- Dispepsia
- Reação anafilática
- Hipersensibilidade (reação alérgica)
- Aumento de transaminases (enzimas intracelulares)
- Dor de cabeça
- Sedação
- Agitação
- Dependência
- Síndrome de retirada do medicamento
- Humor eufórico
- Broncoespasmo (contração da musculatura dos brônquios)
- Falta de ar
- Depressão respiratória
- Vermelhidão da pele
- Angioedema
- Dermatite
- Erupção fixa (manchas avermelhadas ou amarronzadas na pele)
- Prurido (coceira)
- Erupção cutânea e erupção cutânea pruriginosa
- Urticária
Tylex dá sono?
Segundo a bula do Tylex, o sono consta como efeito colateral pela presença da codeína. Converse com o seu médico sobre outros medicamentos utilizados, visto que a interação entre eles pode potencializar ainda mais a sonolência.
Cuidado: Superdosagem
Observe, a seguir, algumas reações que podem ocorrer caso você tome uma dose de Tylex muito maior do que a prescrita pelo seu médico:
Superdosagem por codeína
- Parada cardiorrespiratória
- Edema cerebral
- Coma
- Estado confusional
- Convulsão
- Hipotensão
- Hipóxia
- Íleo paralítico
- Miose
- Insuficiência renal
- Depressão respiratória e insuficiência respiratória
- Letargia
- Vômito
- Agitação e convulsões podem ocorrer em crianças e jovens
Superdosagem por paracetamol
- Diminuição do apetite
- Vômito, náusea, desconforto abdominal
- Necrose hepática, insuficiência hepática aguda, icterícia, hepatomegalia, desconforto hepático
- Palidez, hiperidrose, mal-estar
- Aumento de bilirrubina sérica, de enzimas hepáticas, da proporção do índice de normalização internacional (INR), tempo de protrombina prolongado, bem como o aumento de fosfato sérico e de lactato sérico
- Sepse, infecção fúngica, infecção bacteriana
- Coagulação intravascular disseminada, coagulopatia, trombocitopenia.
- Hipoglicemia, hipofosfatemia, acidose metabólica, acidose láctica.
- Coma, encefalopatia, edema cerebral
- Cardiomiopatia
- Hipotensão
- Insuficiência respiratória
- Pancreatite, hemorragia gastrintestinal
- Insuficiência renal aguda
- Falência múltipla de órgãos
- Anemia hemolítica
Interações medicamentosas para ter cuidado
Observe, a seguir, as interações do Tylex com outros medicamentos. Lembre-se sempre de consultar o seu médico antes de iniciar qualquer tratamento.
- Depressores do SNC: O uso constante de depressores do sistema nervoso central, como barbitúricos, hidrato de cloral, benzodiazepínicos, fenotiazinas, álcool e relaxantes musculares de ação central pode causar depressão aditiva no sistema nervoso central e depressão respiratória.
- Analgésicos opióides: O uso constante de outros agonistas de receptor opióide pode causar depressão aditiva no sistema nervoso central, depressão respiratória e efeitos hipotensores.
- Inibidores de CYP2D6: Acredita-se que a codeína seja dependente da isoenzima CYP2D6 do citocromo P450 catalisada pela o-desmetilação para formar o metabólito ativo morfina, apesar de terem sido mencionados outros mecanismos. Houve interações com quinidina, metadona e paroxetina (inibidores de CYP2D6), diminuindo as concentrações plasmáticas de morfina, podendo interferir, consequentemente, na eficácia da codeína.
- Medicamentos serotoninérgicos: Eles podem ocasionar a síndrome da serotonina. Isso ocorre por causa d o uso de opióides com outros medicamentos que afetam o sistema neurotransmissor serotoninérgico, como inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRSs), inibidores seletivos de recaptação de serotonina e noradrenalina (ISRSNs), antidepressivos tricíclicos (ADTs), triptanos, antagonistas dos receptores 5-HT3, além de, mirtazapina, trazodona, tramadol e inibidores da monoaminoxidase (MAO) (usados para tratar transtornos psiquiátricos e outros, como linezolida e azul de metileno intravenoso).
- Compostos semelhantes à varfarina: O uso ocasional de paracetamol possui pequeno ou nenhum efeito no índice de normalização internacional (INR) em pacientes que receberam tratamento com varfarina. Apesar disso, há uma possibilidade de o paracetamol potencializar os efeitos anticoagulantes da varfarina e outros derivados.
- Flucloxacilina: Na maioria dos casos, mulheres idosas tiveram maiores chances de terem acidose metabólica de alto gap aniônico devido ao ácido piroglutâmico (5-oxoprolinemia). Elas apresentaram sepse, anormalidades da função renal e desnutrição.
Tylex: Bula online para você
Acesse a bula Tylex online e tire todas as suas dúvidas acerca do medicamento. Aqui, você poderá consultar, na hora que quiser, de uma maneira simples e rápida.
Tylex precisa de receita?
Pelo fato de o medicamento Tylex conter codeína em sua composição, são necessárias duas vias de receita branca, pois uma delas ficará retida com o farmacêutico. Isto se faz importante, pois a codeína, tomada indiscriminadamente, pode causar dependência física ou psíquica.
Tylex: Composição do medicamento
A composição do Tylex para cada comprimido de 7,5 mg é de:
- Paracetamol: 500 mg
- Fosfato de codeína: 7,5 mg
Cada comprimido de Tylex 30 mg possui:
- Paracetamol: 500 mg
- Fosfato de codeína: 30 mg
Excipientes: Amido, bissulfito de sódio, celulose pó, docusato de sódio/benzoato de sódio e estearato de magnésio.
Tylex: Princípio ativo
O medicamento contém Paracetamol e Codeína em sua composição. Os dois princípios ativos formam uma potente ação analgésica.
O Paracetamol atua como analgésico e antitérmico em casos leves e moderados de dor; e a codeína potencializa o efeito analgésico em casos de dores intensas, visto que atua no Sistema Nervoso Central.
Atenção aos compostos alergênicos
A bula não especifica compostos alergênicos em sua fórmula, porém, converse com seu médico caso você possua alergia ao Paracetamol ou à Codeína, para que ele avalie os riscos do medicamento.
Tylex você encontra na Drogaria São Paulo
No site da Drogaria São Paulo, você pode garantir o seu medicamentos. Variedade de Tylex você só encontra aqui. Além disso, você ainda pode conseguir um precinho melhor com seus convênios. Confira as regras!