Drogaria São Paulo

Acesse sua Conta

Departamento e Categorias

Decadron é um anti-inflamatório, pertencente à família dos corticóides, utilizado para tratar diversas doenças, tais como: reumáticas, alérgicas, dermatológicas, oftalmológicas, edemas cerebrais, etc.

Produtos encontrados: 10 Resultado da Pesquisa por: decadron em 3 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 10 Resultado da Pesquisa por: decadron em 3 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Conheça o que é o remédio Decadron

Você deve conhecer alguns medicamentos anti-inflamatórios, mas você sabe o que é Decadron? É um medicamento classificado como um glicocorticoide sintético. Esse termo significa que os hormônios esteróides são sintetizados no córtex da glândula adrenal.

Eles são os responsáveis por reduzir a resposta inflamatória e, mesmo com doses baixas, sua atividade é acentuada. Encontramos Decadron nas apresentações comprimido, colírio, xarope e soluções nasal e injetável.

Decadron comprimido

O remédio Decadron comprimido é indicado para tratar inflamações relacionadas a distúrbios reumáticos, cutâneos, oculares, glandulares, pulmonares, sanguíneos e gastrintestinais. O medicamento está disponível nas seguintes dosagens: 0,5mg, 0,75mg e 4mg.

Decadron colírio

Colírio Decadron é indicado para o tratamento de inflamações nos olhos, como ceratites, conjuntivite, lesões na córnea, etc. Além disso, o medicamento também trata infecções do canal externo do ouvido.

Decadron nasal

Este medicamento também possui uma apresentação para ser usada nas vias nasais. Ele é utilizado como adjuvante no tratamento de alguns distúrbios nasais, como: rinites alérgicas (incluindo a febre do feno), rinite vasomotora e rinite alérgica com pólipos, bem como outras formas de rinite aguda e crônica.

Decadron injetável

O corticóide, com ação anti-inflamatória, também está disponível na versão subcutânea. O Decadron injetável é indicado em procedimentos pós-operatório, insuficiência adrenocortical primária e relativa, tireoidite subaguda, choque, distúrbios reumáticos, entre outros. Ele é comercializado em doses de 2mg e 4mg.

Decadron xarope

Decadron xarope, conhecido no mercado como Decadron Elixir, é indicado para as mesmas comorbidades citadas no comprimido. A diferença é que o xarope é recomendado para crianças. A dosagem corresponde a 0,5 mg/5 ml, em um frasco contendo 120ml do produto.

Existe Decadron genérico?

Decadron princípio ativo: Dexametasona. Portanto, existe o medicamento genérico do remédio Decadron. Nesta versão genérica, ainda é disponibilizada a pomada, que trata muitas formas de dermatoses.

Decadron: Para que serve

O remédio Decadron possui muitas indicações, pelo fato de ter várias apresentações. Mas, você sabe para que serve Decadron? O medicamento é indicado para tratar as seguintes situações que necessitam do uso de anti-inflamatórios esteroides:

  • Rinite alérgica sazonal, asma, dermatites de contato e atópica, doença do soro, reações de hipersensibilidade a medicamentos
  • Artropatia psoriásica, artrite reumatoide, incluindo artrite reumatoide juvenil, espondilite anquilosante, bursopatia aguda e subaguda, tenossinovite aguda não especificada, artrite gotosa aguda, artrose pós-traumática, sinovite ou artrose, epicondilite.
  • Pênfigo, dermatite herpetiforme bolhosa, eritema polimorfo (eritema multiforme) grave, dermatite esfoliativa, micose fungoide, psoríase grave, dermatite seborreica grave.
  • Conjuntivite aguda atópica, ceratite, úlceras marginais corneanas alérgicas, herpes zoster oftálmico, irite e iridociclite, inflamação coriorretiniana, inflamação do segmento anterior do olho, uveíte e coroidite posteriores difusas, neurite óptica, oftalmia simpática.
  • Afecções do canal externo do ouvido, como infecções causadas por microrganismos sensíveis à neomicina, bem como neurodermatite localizada, dermatite seborreica, eczema e otite externa difusa (se o tímpano estiver íntegro).
  • Insuficiência adrenocortical primária ou secundária, hiperplasia adrenal congênita, tireoidite não supurativa (tireoidite subaguda), distúrbio do metabolismo do cálcio associado ao câncer.
  • Sarcoidose sintomática, pneumonia de Loeffler não controlável por outros meios, beriliose, tuberculose pulmonar fulminante ou disseminada, acompanhada de quimioterapia antituberculosa adequada, pneumonia aspirativa.
  • Púrpura trombocitopênica idiopática em adulto, trombocitopenia secundária em adultos, anemia hemolítica adquirida (autoimune), aplasia pura da série vermelha, anemia hipoplástica congênita.
  • Leucemias e linfomas do adulto e leucemia aguda da infância (paliativamente).
  • Para induzir diurese ou remissão da proteinúria na síndrome nefrótica sem uremia, do tipo idiopático ou por conta do lúpus eritematoso.
  • Edema cerebral de várias causas.
  • Colite ulcerativa e doença de Crohn.
  • Meningite tuberculosa ou com bloqueio subaracnóide ou bloqueio de drenagem, associado à quimioterapia antituberculosa; triquinose com comprometimento neurológico ou miocárdico; e lúpus eritematoso.

Tempo de efeito deste medicamento

A bula não menciona, com exatidão, em quanto tempo o Decadron começa a agir no organismo, entretanto, ela menciona que o pico da concentração plasmática após a administração do medicamento ocorre entre 1 e 2 horas.

Decadron: como tomar?

O remédio Decadron deve ser utilizado de acordo com a apresentação escolhida pelo médico. Comprimidos e xarope por via oral; solução nasal exclusivamente pelo nariz; colírio, nos olhos e ouvidos; e injetável, por via cutânea.

Decadron posologia: Siga exatamente o que seu médico prescreveu, visto que somente ele sabe a dosagem correta para a enfermidade a ser tratada.

Observe, agora, algumas instruções acerca do medicamento. Você consegue acessar a lista completa através da bula online.

  • Diminua gradativamente a dosagem quando o tratamento durar mais do que alguns dias.
  • Se o tratamento com Decadron necessitar de respostas rápidas, grandes doses podem ser ingeridas em um curto período. Após passar os sintomas, a dose mínima deve ser mantida.
  • Se for feito um tratamento prolongado, faça exames de rotinas, tais como: exame de urina, glicemia duas horas após refeição, pressão arterial, peso corpóreo e radiografia do tórax.
  • Pode ser necessária a utilização de potássio sérico, quando o medicamento for usado em grandes dosagens.
  • Após tratamento prolongado, pode haver sintomas de dependência, como febre, dor muscular, dor nas articulações e desconforto geral.

Quem não deve usar este medicamento?

Decadron não deve ser administrado caso o paciente tenha infecções fúngicas sistêmicas, hipersensibilidade a sulfitos ou quaisquer outros componentes do medicamento, inclusive à administração de vacinas de vírus vivo.

Precauções ao usar o medicamento

Conheça, a seguir, alguns cuidados que devemos ter antes de iniciar o tratamento com Decadron. A lista completa com todas as precauções, você encontra na bula online.

  • Não utilize Decadron caso tenha infecção fúngica, pois o medicamento pode aumentá-la, exceto para controlar reações da droga devido à anfotericina b (medicamento que controla o crescimento de fungos). O uso de anfotericina b em conjunto com hidrocortisona trouxe aumento do coração e insuficiência congestiva em alguns casos.
  • Pode ocorrer ruptura da parede livre do ventrículo esquerdo após infarto recente do miocárdio.
  • Não tome vacinas com vírus vivos, visto que a resposta esperada de anticorpos séricos pode não ser obtida.
  • Decadron pode ativar focos primários de tuberculose.
  • O medicamento pode ter o seu efeito aumentado em pacientes com hipotireoidismo e cirrose.
  • Decadron pode aumentar ou diminuir a motilidade e o número de espermatozoides.
  • A amebíase latente pode ser ativada durante o tratamento.
  • Catarata subcapsular posterior, glaucoma com possível lesão dos nervos ópticos e infecções oculares secundárias, por conta de fungos ou vírus pode surgir em alguns pacientes que estejam utilizando o Decadron.
  • Pode haver perfuração corneana em pacientes com herpes simples oftálmica que estejam fazendo o tratamento com corticoides.
  • Não utilize este medicamento se estiver grávida ou amamentando, pois não há estudos que garantam a segurança do medicamento tanto no feto quanto no bebê em amamentação.
  • Decadron pode causar doping.

Decadron: Efeitos colaterais

Vejamos, a seguir, os efeitos colaterais que o Decadron pode causar:

Reações sem frequência conhecida

  • Distúrbios líquidos e eletrolíticos: retenção de sódio e líquido, insuficiência cardíaca congestiva, perda de potássio, alcalose hipocalêmica e hipertensão.
  • Musculoesqueléticas: fraqueza muscular, miopatia esteroide, perda de massa muscular, osteoporose, fraturas por compressão vertebral, necrose asséptica das cabeças femorais e umerais, fratura patológica dos ossos longos e ruptura de tendão.
  • Gastrintestinais: úlcera péptica com possível perfuração e hemorragia, perfuração dos intestinos grosso e delgado, em pessoas com doença intestinal inflamatória, pancreatite, distensão abdominal e esofagite ulcerativa.
  • Dermatológicos: lenta cicatrização de feridas, pele fina, acne, petéquias e equimoses, eritema, hipersudorese, supressão das reações aos testes cutâneos, dermatite alérgica, urticária e edema angioneurótico.
  • Neurológicos: convulsões, aumento da pressão intracraniana com papiledema, vertigem, cefaleia, distúrbios psíquicos.
  • Psiquiátricos: depressão, euforia e distúrbios psicóticos.
  • Endócrinos: menstruação irregular, desenvolvimento de estado cushingoide, supressão do crescimento da criança, ausência secundária da resposta adrenocortical e hipofisária, como nos traumas na cirurgia; porfiria, hiperglicemia, diminuição da tolerância aos carboidratos, diabetes mellitus latente, necessidades de insulina ou de hipoglicemiantes orais em diabéticos e hirsutismo.
  • Oftálmicos: catarata subcapsular posterior, aumento da pressão intraocular, glaucoma e exoftalmia.
  • Metabólicos: balanço nitrogenado negativo devido a catabolismo proteico.
  • Imunológicos: imunossupressão, reação anafilactoide e candidíase orofaríngea.
  • Hematológico: diminuição da contagem de linfócitos e contagem anormal de monócitos.
  • Cardiovasculares: ruptura do miocárdio após infarto recente.
  • Outros: hipersensibilidade, tromboembolia, aumento de peso e apetite, náusea, mal-estar e soluços.

Reações raras

Agitação, alteração da visão, alucinação, bradicardia, boca seca, cãibra muscular, constipação, diarreia, dor abdominal, alteração paladar, dispepsia, disúria, dor na perna, edema facial, edema periférico, erupção medicamentosa, fadiga, hipoglicemia, insônia, lactação diminuída, mialgia, palpitações, parestesia, palidez, prurido generalizado, refluxo gastroesofágico, saturação de oxigênio diminuída, sede, sonolência, tremor e vômitos.

Tome cuidado com superdosagem

Não há relatos de morte ou toxicidade aguda em pessoas que tomaram uma grande quantidade de Decadron. O tratamento é feito em cima dos sintomas e não há antídoto para a superdosagem.

Em caso de acidente, ligue para o Disque-Intoxicação através do telefone 0800 722 6001. Os atendentes poderão prestar esclarecimentos sobre como proceder. Ou então entre em contato com o seu médico e, em casos mais graves, vá imediatamente para o hospital.

Interações medicamentosas desse medicamento

Vamos conhecer, a seguir, as interações medicamentosas do Decadron.

  • Se você tem tendência a ter hemorragias, muita cautela ao utilizar o ácido acetilsalicílico com o Decadron.
  • Os medicamentos: Fenitoína, fenobarbital, rifampicina costumam diminuir a eficácia do princípio ativo dexametasona. Além disso, eles aumentam o metabolismo dos corticoides, reduzindo níveis sanguíneos e atividade fisiológica. Portanto, serão necessários ajustes na dose.
  • Se você usar indometacina concomitantemente com Decadron podem ocorrer resultados falso negativos no teste de supressão do princípio ativo dexametasona e nos testes de nitroazultetrazol (NBT) para infecção bacteriana.
  • Muita cautela ao utilizar anticoagulantes cumarínicos, visto que os corticóides alteram a resposta destes anticoagulantes. Portanto, o tempo de protrombina deve ser verificado constantemente.
  • Diuréticos espoliadores de potássio consumidos em conjunto com Decadron podem ocasionar hipocalemia, por isso a importância do constante monitoramento do paciente.

Decadron: Bula online para você

Tenha todas as informações acerca do Decadron na palma da sua mão de maneira rápida e prática. Acesse a bula online e tire todas as suas dúvidas sempre que precisar!

Receita é exigida no momento da compra?

Muitos pacientes têm dúvidas sobre a compra deste medicamento. Mas será que Decadron precisa de receita para ser comprado? A receita não é exigida pelo farmacêutico, mas o médico fará a prescrição médica com a receita branca comum (talão simples do médico).

Do que é composto este medicamento?

Vamos conhecer, a seguir, a composição do Decadron comprimido e xarope:

Comprimido

Cada comprimido de Decadron contém: A dosagem de dexametasona contida na embalagem adquirida pode ser de 0,5mg, 0,75mg ou 4mg.

Excipientes: amido, lactose monoidratada, fosfato de cálcio dibásico di-hidratado e estearato de magnésio.

Obs: o comprimido de 0,75mg contém, ainda, além de todos os excipientes citados, corante vermelho FDC nº. 3.

Xarope

Cada 5 ml de Decadron elixir (xarope) contém 0,5 mg de dexametasona.

Teor alcoólico: 3,80 a 5,70 %.

Excipientes: glicerol, ácido benzóico, sacarina sódica di-hidratada, álcool etílico, água purificada, aroma de cereja e aroma de menta.

Alergênicos presentes

A bula não cita, especificamente, compostos alergênicos em sua composição, entretanto, antes de iniciar o tratamento com Decadron, converse com o seu médico e observe as precauções citadas, bem como os excipientes contidos na fórmula.

Decadron é na Drogaria São Paulo

No site da Drogaria São Paulo você encontra o remédio Decadron. Confira todas as apresentações do medicamento, bem como suas dosagens e compare!

Além disso, você pode conseguir um precinho melhor com seus convênios. Confira as regras!

Livelo

Livelo

R$1,00 = 1 ponto LIVELO

*Apenas compra pelo hotsite, exceto medicamentos.

Confira as Regras Logo Livelo