Drogaria São Paulo

Acesse sua Conta

Departamento e Categorias

Cetoprofeno é um anti-inflamatório, com ação analgésica e antitérmica, utilizado para tratar diversas condições que requeiram o alívio de um processo inflamatório.

Produtos encontrados: 33 Resultado da Pesquisa por: cetoprofeno em 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 33 Resultado da Pesquisa por: cetoprofeno em 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Entenda o que é o remédio Cetoprofeno

O mercado disponibiliza diversos anti-inflamatórios e cada um deles é para um determinado tipo de enfermidade. Mas, você saberia dizer o que é Cetoprofeno? É um medicamento pertencente à classe dos anti-inflamatórios não esteroidais, indicado para o tratamento de doenças reumáticas, lesões ortopédicas e processos otorrinolaringológicos, ginecológicos e urológicos.

Cetoprofeno comprimido

A apresentação do Cetoprofeno comprimido é indicada para vários tipos de situações inflamatórias, e possui três dosagens disponíveis no mercado: 50mg, 100mg e 150mg. O médico fará a prescrição de acordo com a enfermidade e o seu grau de comprometimento.

Cetoprofeno gotas

Cetoprofeno gotas possui as mesmas indicações da apresentação em comprimidos. A diferença é que a versão gotas é indicada para crianças a partir de 1 ano de idade, sendo que adultos também podem usar, principalmente se tiverem dificuldades com comprimidos. Esta versão está disponível na dosagem de20mg, em um frasco com 20ml.

Cetoprofeno Gel

Esta apresentação é muito utilizada para combater as dores musculares e/ou articulares, tais como lombalgia, torcicolo, contusões, entorses, tendinites e distensões. Cetoprofeno gel é muito usado, ainda, por esportistas, visto que eles sofrem muitas lesões leves oriundas do esporte. Você encontra esta versão na dosagem de 25mg, em bisnagas com 30mg.

Cetoprofeno é genérico?

Cetoprofeno é genérico, sim. Os medicamentos de referência deste princípio ativo são o Profenid e o Artrosil. Apesar de encontrarmos diferenças de preço entre os remédios genéricos e os de referência, vale lembrar que ambos possuem a mesma fórmula.

Para que serve Cetoprofeno?

Tanto as versões comprimidos, gotas e gel são indicadas para processos inflamatórios. Entenda a seguir, para que serve o remédio Cetoprofeno:

  • Dores musculares e articulares, como lombalgia, torcicolo, contusões, entorses, tendinites, distensões musculares e lesões leves ocasionadas por atividade esportiva..
  • Artrite reumatoide, espondilite anquilosante, gota, condrocalcinose, reumatismo psoriático, síndrome de Reiter, pseudo-artrite, lúpus eritematoso sistêmico, esclerodermia, periarterite nodosa, osteoartrite, periartrite escápulo-umeral, bursites, capsulites, sinovites, tenossinovites, tendinites, epicondilites.
  • Contusões e esmagamentos, fraturas, entorses, luxações.
  • Nevralgia cérvico-braquial, cervicalgia, lombalgia, dor ciática, pós-operatórios.
  • Sinusites, otites, faringites, laringites, amigdalites.
  • Anexites, parametrites, endometrites, cólicas menstruais.
  • Cólica nefrética, infecção urinária, prostatites.
  • Periodontites, pulpites, abscessos, extrações dentárias.

Cetoprofeno é antibiótico?

Não, este medicamento não é indicado para combater infecções oriundas de bactérias ou fungos (função dos antibióticos). Ele atua em traumas, auxiliando na inflamação e, consequentemente, aliviando dores e até mesmo febre.

Cetoprofeno é anti-inflamatório?

Sim. Cetoprofeno é um anti-inflamatório não esteroidal que possui o tripé de ação: anti-inflamatória, analgésica e antitérmica. Por conta deste triplo efeito, este medicamento se torna mais eficaz em diversas comorbidades.

Razões para escolher o Cetoprofeno

Cetoprofeno, assim como os demais anti-inflamatórios não esteroidais, além de possuir um preço bem acessível, ajuda a combater dores leves e moderadas oriundas de processos inflamatórios, atuando ainda em febres. Além disso, esse medicamento costuma ser bem tolerado no organismo, tendo poucas reações adversas.

Em quanto tempo o Cetoprofeno faz efeito?

A bula não especifica, exatamente, em quanto tempo o medicamento começa a agir no organismo, mas, por se tratar de um anti-inflamatório que auxilia, ainda, nas dores e febre, sua ação costuma ser rápida, a partir de 30 minutos. Sua meia vida de eliminação é de aproximadamente 2 horas.

Cetoprofeno: Como tomar

Vejamos, agora, como administrar o Cetoprofeno nas apresentações comprimidos, gotas e gel. Vale lembrar que a posologia indicada corresponde a uma sugestão da bula e não substitui a prescrição médica.

Comprimidos

O medicamento deve ser ingerido, sem mastigar, com um pouco de líquido, preferencialmente durante ou após as refeições.

Cápsula 50 mg

Cetoprofeno posologia: 2 cápsulas, 2 vezes ao dia, ou 1 cápsula, 3 vezes ao dia. Não ultrapasse a dose máxima diária de 300 mg.

Cápsula 100 mg

1 cápsula, 2 vezes ao dia. Quando os sintomas diminuírem, mantenha o tratamento com a menor dose possível. Em casos graves ou o tratamento não responder com doses baixas, pode-se aumentá-la, desde que não ultrapasse 300 mg por dia.

Cápsula 150 mg

2 cápsulas, 2 vezes ao dia, não excedendo esta dosagem total. Assim que os sintomas cessarem, pode diminuir a dose para 150mg em dose única.

Gotas

  • Rompa o lacre da bisnaga. Vire-a para baixo e pressione o frasco para iniciar o gotejamento do medicamento. (1 gota = 1 mg de Cetoprofeno / 20 gotas = 1 ml).
  • Dissolva a quantidade de gotas indicada pelo seu médico em um pouco de água filtrada.
  • Cetoprofeno gotas posologia: Uso em crianças acima de 1 ano = 1 gota por kg, a cada 6 ou 8 horas; de 7 a 11 anos = 25 gotas, a cada 6 ou 8 horas.
  • Uso adulto: 50 gotas a cada 6 ou 8 horas, não excedendo a dose máxima de 300 gotas.

Gel

  • Aplique Cetoprofeno gel no local dolorido ou inflamado, 2 a 3 vezes ao dia, massageando-o por alguns minutos.
  • A quantidade de gel varia de acordo com a área afetada. Não exceda 15 g por dia (7,5 gramas correspondem a 14 cm de gel).
  • Não exceda o uso por mais de uma semana.
  • Feche a bisnaga depois de seu uso e lave bem as mãos após a administração do Cetoprofeno.
  • Deixe o medicamento agir por algumas horas, portanto, não lave a área.

Contraindicações de uso

Observe, a seguir, as contraindicações do Cetoprofeno. Na dúvida, converse com o seu médico. Não tome este medicamento se você tiver:

  • Hipersensibilidade ao Cetoprofeno, bem como fenofibrato, ácido tiaprofénico, ácido acetilsalicílico ou outros AINES, apresentando sintomas de asma, rinite alérgica ou urticária.
  • Reações de fotossensibilidade, inclusive a quaisquer componentes da fórmula.
  • Alergia a bloqueadores UV e perfumes;
  • Grávida, no terceiro trimestre da gestação.
  • Eczema ou acne, bem como em pele infeccionada ou feridas expostas.
  • Evite exposição solar, inclusive em dias nublados, e também a exposição à luz UV artificial durante o tratamento, e após duas semanas do seu término.
  • Cetoprofeno é contraindicado para menores de 1 ano.

Precauções a serem tomadas

É de suma importância sabermos todas as informações acerca de um medicamento para que possamos saber se devemos tomá-lo ou não, e se é necessário algum cuidado. Vamos citar, a seguir, alguns cuidados que devemos ter ao utilizar o Cetoprofeno. A lista completa você confere na bula online.

  • Muito cuidado ao utilizar o medicamento, caso você tenha lúpus eritematoso sistêmico, visto que pode ocorrer toxicidade por AINEs, apesar de o Cetoprofeno ajudar no alívio de complicações dessa doença.
  • Corticosteroides orais, anticoagulantes como a varfarina, inibidores seletivos da recaptação de serotonina, agentes antiplaquetários como o ácido acetilsalicílico ou nicorandil podem aumentar o risco de sangramento ou úlcera durante o tratamento com Cetoprofeno.
  • Podem ocorrer eventos trombóticos arteriais caso utilize AINEs em altas doses e por muito tempo.
  • Se você tem hipertensão não controlada, insuficiência cardíaca congestiva, doença cardíaca isquêmica estabelecida, doença arterial periférica e/ou doença cerebrovascular, bem como fatores de risco para doenças cardiovasculares, tenha muita cautela ao utilizar o remédio Cetoprofeno.
  • Algumas pessoas apresentaram reações graves na pele, como dermatite esfoliativa, síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica, no início do tratamento, até o primeiro mês.
  • Sinais e sintomas de infecções podem ser mascarados com este medicamento, tais como febre e dor, trazendo como consequência maiores complicações. Procure imediatamente caso os sintomas não cessem.
  • Se você tiver testes de função do fígado anormais ou histórico de doença no fígado, converse com o seu médico. Podem ocorrer icterícia e hepatite (casos raros) durante o tratamento, portanto, é de suma importância a análise periódica das enzimas do fígado.
  • Suspenda o uso do medicamento caso ocorram distúrbios visuais, como visão embaçada.
  • Cetoprofeno pode prejudicar a fertilidade feminina, não sendo recomendado para mulheres que estejam tentando engravidar.
  • Como não há estudos em humanos, Cetoprofeno é contraindicado durante toda a gestação, especialmente, no terceiro trimestre, visto que o medicamento pode induzir toxicidade cardiopulmonar e renal no feto, ocorrendo, ainda aumento do tempo de sangramento da mãe e do bebê.
  • Apesar de não existirem dados concretos acerca da excreção de Cetoprofeno no leite materno, seu uso é contraindicado durante a amamentação.
  • Muito cuidado ao dirigir veículos ou operar máquinas, visto que o medicamento pode ocasionar, como efeitos colaterais, sonolência, tontura ou convulsão.

Cetoprofeno: Efeitos colaterais

Observe, a seguir, os efeitos colaterais citados por pacientes que fizeram uso do Cetoprofeno.

Reações comuns

  • Dispepsia, enjoo, dor abdominal e vômito.

Reações incomuns

  • Dor de cabeça, vertigem e sonolência.
  • Constipação, diarreia, flatulência e gastrite.
  • Erupção cutânea (rash) e prurido (coceira)
  • Edema (inchaço)

Reações raras

  • Anemia hemorrágica e parestesia.
  • Visão embaçada e borrada.
  • Zumbidos
  • Asma
  • Estomatite e úlcera péptica.
  • Casos de hepatite e aumento dos níveis das transaminases.
  • Ganho de peso

Reações com frequência desconhecidas

  • Agranulocitose, trombocitopenia, aplasia medular, anemia hemolítica e leucopenia.
  • Reações anafiláticas (reação alérgica grave e imediata), incluindo choque.
  • Depressão, alucinação, confusão e distúrbios de humor.
  • Meningite asséptica, convulsões, disgeusia e tontura.
  • Exacerbação da insuficiência cardíaca e fibrilação atrial.
  • Hipertensão, vasodilatação, vasculite, incluindo vasculite leucocitoclástica.
  • Broncoespasmo, principalmente em pacientes com hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico e/ou a AINEs.
  • Exacerbação da colite e doença de Crohn, hemorragia e perfuração gastrintestinais, pancreatite.
  • Reação de fotossensibilidade, alopecia, urticária, angioedema, erupções bolhosas incluindo síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica e pustulose exantematosa aguda generalizada.
  • Insuficiência aguda nos rins, nefrite túbulo-intersticial, síndrome nefrótica e anormalidade nos testes de função renal.
  • Hiponatremia e hipercalemia.

Cetoprofeno dá sono?

Sim, este medicamento tem como efeito colateral (incomum) o sono. Se você costuma dirigir e operar máquinas, é recomendável suspender a atividade durante o tratamento. Caso a sonolência seja excessiva, converse com o seu médico, pois podem ser necessários ajustes na dosagem e até mesmo a sua suspensão.

Em caso de superdosagem:

A bula não menciona casos de superdosagem do Cetoprofeno. Porém, se você tomar uma dose muito superior à recomendada e sentir reações, ligue para o Disque-Intoxicação (0800 722 6001). Os atendentes poderão prestar auxílio sobre como proceder e, em casos graves, eles poderão orientar a procurar um hospital mais próximo.

Atenção às interações medicamentosas

Vamos conhecer, agora, os medicamentos que conflitam com o Cetoprofeno. Somente o seu médico será capaz de analisar a situação e ver se vale a pena o risco em relação ao benefício.

  • O uso de outros AINEs, como inibidores seletivos da ciclo-oxigenase 2 e altas dosagens de salicilatos pode aumentar o risco de ulcerações e sangramentos gastrintestinais.
  • Se você fizer a ingestão de álcool durante o tratamento com o Cetoprofeno, podem ocorrer efeitos adversos gastrintestinais, como ulceração ou hemorragia, bem como a toxicidade no fígado.
  • A utilização de anticoagulantes aumenta o risco de sangramento.
  • Não utilize heparina, antagonistas da vitamina K (como a varfarina), inibidores da agregação plaquetária (ticlopidina, clopidogrel), de trombina (dabigatrana) e inibidores diretos do fator Xa (apixabana, rivaroxabana, edoxabana).
  • Medicamentos fotossensibilizantes devem ser evitados, pois podem causar efeitos fotossensibilizantes adicionais.
  • Pode ocorrer aumento do risco de toxicidade hematológica do metotrexato, especialmente quando administrado em altas doses.
  • O uso de colchicina traz risco de ulceração ou hemorragia gastrintestinal, levando ao risco de sangramento em outros locais.
  • Sais de potássio, diuréticos poupadores de potássio, inibidores da ECA e antagonistas da angiotensina II, AINEs, heparinas, ciclosporina, tacrolimo e trimetoprima podem ocasionar hipercalemia.
  • Uso concomitante de Cetoprofeno com corticosteroides (prednisona, prednisolona, dexametasona) aumenta o risco de ulceração ou sangramento gastrintestinal.
  • Pode ocorrer insuficiência renal secundária em pacientes que façam uso de diuréticos, como furosemida, hidroclorotiazida, clortalidona, por conta da diminuição do fluxo sanguíneo nos rins.
  • Pentoxifilina pode aumentar o risco de sangramento. Portanto, faça o acompanhamento periódico.
  • Pode ocorrer insuficiência renal ao utilizar fumarato de tenofovir, disoproxil e AINEs.
  • Nicorandil aumenta o risco de complicações severas, como ulceração gastrintestinal, perfuração e hemorragia.
  • Se você tiver insuficiência renal, tome muito cuidado ao utilizar glicosídeos cardíacos, como a digoxina, visto que eles podem reduzir a função renal e o “clearance” (eliminação) renal dos glicosídeos cardíacos.
  • A Ciclosporina e o Tacrolimo aumentam o risco de nefrotoxicidade.
  • Propranolol, atenolol, metropolol, inibidores da ECA e diuréticos reduzem o efeito anti-hipertensivo.
  • Há risco de sangramento ao utilizar trombolíticos.
  • Pode haver redução da eliminação do Cetoprofeno do plasma (“clearance”) ao utilizar probenecida.
  • Fluoxetina, paroxetina e sertralina aumentam o risco de sangramento gastrintestinal.
  • Tomar Cetoprofeno junto com alimentos retarda a sua absorção.
  • Exames como albumina urinária, sais biliares, 17-cetosteroides e 17- hidroxicorticosteroides podem dar resultados alterados por conta do Cetoprofeno.

Cetoprofeno: Bula online para você!

Acesse a bula do Cetoprofeno online e confira todas as informações acerca do medicamento, tais como indicações, posologia, interações medicamentosas, precauções e muito mais! Por aqui, você tem acesso a tudo isso de maneira rápida e prática.

Cetoprofeno precisa de receita?

Cetoprofeno é vendido sob prescrição médica, com a receita comum branca - aquela que o médico prescreve apenas para comprarmos o medicamento e sabermos a posologia. Ela não fica retida na farmácia.

Confira sua Denominação Comum Brasileira

Vamos conhecer a classificação do Cetoprofeno na lista da Denominação Comum Brasileira (DCB).

Nº DCB 01960
Denominação Comum Brasileira Cetoprofeno
Nº CAS 22071-15-4
Classificação INF
Histórico Consolidada pela Resolução - RDC nº 469, de 23 de fevereiro de 2021

Cetoprofeno: Composição

Vejamos, a seguir, os componentes presentes no Cetoprofeno comprimidos, gotas e gel.

Comprimido

Cada comprimido contém 50mg, 100mg ou 150mg de Cetoprofeno (dependendo da dosagem utilizada).

Excipientes: amido, lactose monoidratada, dextrina, sacarose, polacrilina, estearato de magnésio, copolímero de acetato e ftalato de vinila, ácido esteárico, talco, citrato de trietila, dióxido de titânio, amarelo de quinolina e amarelo crepúsculo laca de alumínio.

Gotas

Cada 1 ml de Cetoprofeno equivale a 20 gotas e 1 gota equivale a 1 mg de Cetoprofeno.

Excipientes: álcool etílico, aroma de cacau, ciclamato de sódio, caramelo, hidróxido de sódio, propilenoglicol, sacarina sódica di-hidratada e água purificada.

A graduação alcoólica do Cetoprofeno gotas é de 11,81%.

Gel

Cada grama de gel contém 25mg de Cetoprofeno.

Excipientes: Carbômer, essência Veneza, propilenoglicol, trolamina, álcool etílico e água purificada.

Substâncias alergênicas

A bula não cita compostos alergênicos do Cetoprofeno, porém, converse com o seu médico sobre suas restrições a substâncias, e verifique as precauções, contraindicações e interações medicamentosas discriminadas na bula.

Cetoprofeno: Valor e qualidade na Drogaria São Paulo

Compre Cetoprofeno com o menor preço do mercado. Acesse o site da Drogaria São Paulo e aproveite os descontos em todas as apresentações e dosagens disponíveis. Além disso, a farmácia possui o “desconto convênio” para clientes.

Para ter acesso a esses descontos, basta fazer um breve cadastro e pronto! Já garante o desconto desta e das demais compras! Cetoprofeno: preço e rapidez na entrega, você só encontra na Drogaria São Paulo.

Livelo

Livelo

R$1,00 = 1 ponto LIVELO

*Apenas compra pelo hotsite, exceto medicamentos.

Confira as Regras Logo Livelo