Vacina Varicela
A vacina varicela (atenuada) é uma vacina utilizada para prevenir a catapora, uma doença altamente contagiosa para crianças, adolescentes e adultos. A catapora é causada pelo vírus varicela-zóster, caracterizada pelo aparecimento de febre e de lesões em forma de bolhas na pele.
Devido à importância da vacinação contra a varicela, a Drogaria São Paulo disponibiliza para você e para sua família a opção de agendamento de vacina varicela online.
Parcele sua compra em até 10x s/ juros.
-
Valor
R$ 189,90* *A partir de
-
Tempo de exame
20 minutos Em média
-
Recomendado Para:
-
Não Recomendado Para:
-
Vias de Administração
-
Reações Comuns:
-
Indicação
-
Doses
-
Vacina Monovalente
-
Eficácia
Entenda mais sobre a Varicela
De acordo com o Ministério da Saúde, a catapora (varicela) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, mas geralmente benigna, causada pelo vírus Varicela-Zoster.
O que é Varicela?
Essa doença se manifesta, com maior frequência, em crianças e com incidência no fim do inverno e início da primavera.
A principal característica clínica é o polimorfismo das lesões cutâneas (na pele) que se apresentam nas diversas formas evolutivas (máculas, pápulas, vesículas, pústulas e crostas), acompanhadas de prurido (coceira).
Em crianças, geralmente é benigna e autolimitada. Em adolescentes e adultos, em geral, o quadro clínico pode se manifestar de maneira mais intensa.
Sintomas e Transmissão:
A catapora é altamente contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com o líquido das bolhas, tosse, espirro, saliva ou objetos contaminados. O período de incubação é de 4 a 16 dias, e a transmissão ocorre de 1 a 2 dias antes do aparecimento das lesões até 6 dias após, quando todas as bolhas estiverem na fase de crostas.
Os sintomas da catapora incluem:
-
manchas vermelhas e bolhas no corpo;
-
mal-estar;
-
cansaço;
-
dor de cabeça;
-
perda de apetite;
-
febre baixa.
As bolhas surgem inicialmente no rosto, tronco ou couro cabeludo, se espalhando e se transformando em vesículas cheias de líquido claro. Com o tempo, o líquido escurece, as bolhas secam e cicatrizam, causando coceira intensa, que pode levar a infecções das lesões. É importante tomar medidas de prevenção, como manter uma boa higiene pessoal, evitar contato próximo com pessoas infectadas e garantir a vacinação adequada, especialmente para grupos de maior risco.
Quais vacinas podem ser aplicadas junto com a Varicela?
Comparativo entre Vacinas | ||
---|---|---|
Comparativo
entre Vacinas
|
Vacinação
Pública
|
Vacinação
Particular
|
Tem fila?
|
|
|
É possível agendar?
|
|
|
Disponibilidade
|
|
|
Já pensou em vacinarcom a Drogaria São Paulo?
- A partir de 50 pessoas
- Vacina contra a gripe e outras patologias
- Descontos para grupos maiores
Entenda mais sobre a Vacina Varicela
-
O vírus é eliminado do nosso corpo depois que nos recuperamos da doença?
Resposta Correta!
Não, mesmo após o quadro de catapora o vírus Varicela permanece em nosso corpo a vida toda e pode ser reativado, causando o Herpes-Zoster, conhecido também como cobreiro.
A resposta correta é Não!
Não, mesmo após o quadro de catapora o vírus Varicela permanece em nosso corpo a vida toda e pode ser reativado, causando o Herpes-Zoster, conhecido também como cobreiro.
-
É preciso fazer isolamento se eu ou alguém próximo está com catapora?
Resposta Correta!
Sim, deve-se afastar a pessoa por 7 dias, a partir do início do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.
A resposta correta é Sim!
Sim, deve-se afastar a pessoa por 7 dias, a partir do início do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.
-
Existe diferença entre a vacina do setor público e privado?
Resposta Correta!
Sim! No SUS, são duas doses, aos 15 meses e aos 4 anos, disponível até os 6 anos de idade. Na rede privada, aos 12 meses e entre 15 e 24 meses e também disponíveis para todas as idades, conforme a SBP e a SBIm.
A resposta correta é Sim!
Sim! No SUS, são duas doses, aos 15 meses e aos 4 anos, disponível até os 6 anos de idade. Na rede privada, aos 12 meses e entre 15 e 24 meses e também disponíveis para todas as idades, conforme a SBP e a SBIm.
Conheça os benefícios de se vacinar na Drogaria São Paulo
Sala de Vacinação Equipada
Veja mais fotosUnidades próximas a você
Conheça nossas unidadesEquipe farmacêutica capacitada
Escolha sua vacina
Conheça todos os Serviços da Drogaria São Paulo
- Saiba Mais >
Vacinas
Imunização para todas as idades
- Saiba Mais >
Exames e Testes
Para confirmaçao de suspeitas ou diagnosticar patologias
- Saiba Mais >
Telefarmácia
Orientação farmacêutica para seu tratamento
- Saiba Mais >
Consultas Médicas
Serviço a distância para o cuidado com a saúde
- Saiba Mais >
Serviços na Farmácia
Atendimento com equipe especializada
Ver todos os Serviços
Vacina Varicela: saiba tudo sobre e como agendar na Drogaria São Paulo
Aqui vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o serviço de vacinação, assim como iremos trazer informações relevantes sobre a eficácia das vacinas, reações, campanhas, além de esclarecimentos sobre todo processo de agendamento para as unidades da Drogaria São Paulo.
De acordo com o Ministério da Saúde, a catapora (varicela) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, mas geralmente benigna, causada pelo vírus Varicela-Zoster.
Essa doença se manifesta, com maior frequência, em crianças e com incidência no fim do inverno e início da primavera. A principal característica clínica é o polimorfismo das lesões cutâneas (na pele) que se apresentam nas diversas formas evolutivas (máculas, pápulas, vesículas, pústulas e crostas), acompanhadas de prurido (coceira).
Em crianças, geralmente é benigna e autolimitada. Em adolescentes e adultos, em geral, o quadro clínico pode se manifestar de maneira mais intensa.
Na Drogaria São Paulo disponibilizamos a vacina da varicela atenuada.
A vacina contra varicela é injetável e de uso adulto e pediátrico (a partir dos 12 meses de idade).
De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a vacina contra varicela é recomendada de rotina para crianças a partir de 12 meses.
Em casos excepcionais como, por exemplo, em situações de surto, ela também pode ser administrada para bebês a partir de 9 meses de idade.
Além disso, todas as crianças, adolescentes e adultos que não tiveram catapora devem ser vacinados.
Todavia, é importante consultar também as contraindicações, conforme listado abaixo. Assim, estará seguro sobre o grupo de pessoas que pode tomar vacina da varicela.
O melhor local onde tomar a vacina da varicela com rapidez e conforto é em uma das mais de 100 lojas da Drogaria São Paulo pelo país. Atualmente já é possível fazer o agendamento da vacina para varicela online, aproveite agora mesmo!
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam duas doses da vacina varicela: a primeira aos 12 meses e a seguinte entre 15 e 24 meses de idade. Essas doses coincidem com o esquema de vacinação da vacina SCR e, portanto, o uso da vacina SCR-V pode ser adotado.
Para crianças mais velhas, adolescentes e adultos suscetíveis são indicadas duas doses com intervalo de um a dois meses.
Já em situação de surto na região de moradia ou na creche/escola ou, ainda, quando há um caso de varicela dentro de casa, a vacina pode ser aplicada em bebês a partir de 9 meses. Porém, é importante destacar que essa dose aplicada antes de 12 meses será desconsiderada no futuro e a criança deverá tomar as duas doses de rotina conforme calendário sugerido pelo SBP e SBIm.
A vacina previne contra a doença varicela, popularmente conhecida como catapora.
De acordo com o Ministério da Saúde, a catapora é facilmente transmitida para outras pessoas. O contágio acontece por meio do contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados pelo vírus, ou seja, contato direto ou de secreções respiratórias.
Indiretamente, é transmitida por meio de objetos contaminados com secreções de vesículas e membranas mucosas de pacientes infectados.
O período de incubação do vírus varicela, causador da catapora, é de 4 a 16 dias. A transmissão se dá entre 1 e 2 dias antes do aparecimento das lesões de pele e até 6 dias depois, quando todas as lesões estiverem na fase de crostas.
Tanto a vacina da varicela disponibilizada no SUS quanto a vacina disponibilizada no particular são muito seguras. O importante é ser vacinado.
A diferença entre a vacina encontrada no SUS e a vacina contra varicela disponibilizada no setor privado é em relação às idades para o esquema de doses:
- Setor público (SUS): A vacina contra catapora segue o seguinte esquema: 1ª dose aos 15 meses de idade (tríplice viral varicela monovalente, ou tetra viral, quando disponível) e a 2ª dose é varicela monovalente, aos quatro anos de idade.
- Setor privado: A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam duas doses da vacina varicela. A primeira aos 12 meses e a segunda entre 15 e 24 meses de idade.
De acordo com a bula da vacina disponibilizada na Drogaria São Paulo, a vacina varicela é contraindicada nas seguintes situações:
- Hipersensibilidade a qualquer componente da vacina (incluindo a gelatina e a neomicina);
- Discrasias sanguíneas ou qualquer tipo de câncer que afete o sistema imunológico;
- Uso de medicamentos que suprimem o sistema imunológico;
- Imunodeficiência, incluindo a decorrente de uma doença (como a AIDS);
- Tuberculose ativa não tratada;
- Febre acima de 38,5°C;
- Gravidez (além disso, deve-se evitar a gravidez por 3 meses após a vacinação).
Para cada tipo de vacina, a respectiva bula traz quais são as principais reações. Assim, a depender da vacina e das particularidades de cada indivíduo, é possível ter algumas reações adversas.
Em geral, a Varivax (vacina contra varicela disponibilizada na Drogaria São Paulo) é bem tolerada.
As reações adversas mais comuns relatadas com a vacina varicela (atenuada) que constam na bula são reações no local da injeção, tais como dor, inchaço, coceira e vermelhidão.
Ocasionalmente, podem ocorrer febre, irritabilidade, formigamento da pele, cobreiro (herpes-zóster) ou erupção cutânea tipo catapora sobre o corpo ou no local da injeção. Também foram relatadas outras reações adversas, tais como náusea, vômito e catapora.
Algumas reações adversas relatadas foram graves, incluindo: reações alérgicas (em indivíduos com ou sem histórico de hipersensibilidade); contusões mais facilmente que o normal; manchas puntiformes sob a pele planas, vermelhas ou roxas; palidez intensa; dificuldade para caminhar, alterações cutâneas graves, e infecção da pele. Raramente foram observados: inflamação do cérebro (encefalite), derrame (acidente vascular cerebral), inflamação das membranas que revestem o cérebro e da medula espinhal (meningite), inflamação pulmonar (pneumonia/pneumonite) e convulsões com ou sem febre.
Porém, é importante destacar que a relação dessas reações adversas raras com a vacina ainda não foi estabelecida. Pode ocorrer em decorrência de catapora ou da vacina em indivíduos saudáveis ou indivíduos com imunidade reduzida.
Além disso, é importante informar ao médico se apresentar qualquer sintoma sugestivo de reação alérgica (como coceira, urticária ou erupção cutânea) após qualquer dose da série de vacinação.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), os principais cuidados são:
- As crianças que usaram medicamentos imunossupressores podem ser vacinadas pelo menos um mês após a suspensão do tratamento, a critério médico.
- Crianças em uso de quimioterapia para tratar o câncer só podem ser vacinadas três meses após a suspensão do tratamento, a critério médico.
- Crianças que receberam transplante de medula óssea só podem ser vacinadas de 12 a 24 meses após o procedimento.
- Qualquer sintoma grave e/ou inesperado após a vacinação deve ser notificado ao serviço que a realizou.
- Em caso de febre, deve-se adiar a vacinação até que ocorra a melhora.
- Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação.
- Sintomas de eventos adversos graves ou persistentes, que se prolongam por mais de 24 a 72 horas (dependendo do sintoma) devem ser investigados para verificação de outras causas.
A vacina da varicela disponibilizada para os clientes da Drogaria São Paulo tem a seguinte composição:
- Por se tratar de vacina atenuada, contém vírus vivos “enfraquecidos” da varicela da cepa Oka/Merck.
- Excipientes: sacarose, gelatina (suína hidrolisada), ureia, cloreto de sódio, glutamato de sódio monobásico, fosfato de sódio dibásico, fosfato de potássio monobásico, cloreto de potássio e traços de neomicina.
- Diluente: água para injetáveis.
De acordo com os estudos, a vacina contra varicela demonstrou alta eficácia. Para alguns grupos, por exemplo, a taxa de eficácia ficou entre 96% e 100% de proteção.
A gripe não constitui uma contraindicação formal à aplicação da vacina varicela. Porém, em casos de febre acima de 38,5°C, é necessário que o médico avalie se deve ou não tomar a vacina ou aguardar a melhora do quadro geral.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Toda vacina precisa de um tempo para que haja a proteção adequada. Assim, a vacina começa a fazer efeito a partir da primeira dose.
A vacina estimula o organismo a desenvolver a sua própria proteção, conhecida como anticorpos, contra o vírus causador da varicela. Assim, a vacina funciona estimulando a produção de anticorpos específicos para a varicela.
Caso a infecção ocorra, o corpo já terá a capacidade de reagir mais rápido e matar esse vírus. Ou seja, a vacina da varicela ajuda na prevenção da doença.
Como com qualquer vacina, a vacina contra varicela pode não proteger 100% dos indivíduos vacinados.
Sim, é possível. A febre é considerada uma das reações ocasionais possíveis após a aplicação desta vacina.
Sim. A vacina contra varicela, além de estar disponível o ano todo no SUS, fazendo parte do Calendário Nacional de Vacinação para bebês a partir do 15º mês de vida, também está presente em Campanhas Nacionais.
Ou seja, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e reduzir o número de não vacinados entre crianças e adolescentes menores de 15 anos, há também campanha nacional (Campanha Multivacinação) que engloba a vacina contra varicela.
Para oferecer mais conforto e comodidade para os seus clientes, a Drogaria São Paulo disponibiliza vacina contra varicela com preços especiais e agendamento online durante o ano todo. Confira!
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam duas doses da vacina varicela. A primeira aos 12 meses e a segunda entre 15 e 24 meses de idade.
Para crianças até 11 anos, o intervalo mínimo entre doses é de três meses. Já para adolescentes e adultos suscetíveis são indicadas duas doses com intervalo de um a dois meses.
A vacina da varicela é administrada pela via subcutânea (por debaixo da pele).
O ideal é tomar a 2ª dose da vacina da varicela conforme indicação da SBIm, ou seja, com o esquema vacinal iniciando aos 12 meses e a segunda entre 15 e 24 meses de idade. Para crianças até 11 anos, o intervalo mínimo entre doses é de três meses. Já para adolescentes e adultos suscetíveis são indicadas duas doses com intervalo de um a dois meses.
No caso de atraso para a segunda dose da vacina contra varicela, é importante conversar com o médico para que ele oriente quando administrar a dose esquecida ou atrasada.
Caso você queira realizar uma ação de vacinação contra varicela na sua empresa, condomínio, escola ou qualquer local que demande a ida de uma equipe especializada, é possível contar com os serviços da Drogaria São Paulo, com preços diferenciados e condições especiais.
Para saber mais, preencha o nosso formulário de vacinação extramuros ou entre em contato por e-mail (vacinecomagente@dpsp.com.br) ou pelo WhatsApp (11) 97249-3208.