Drogaria São Paulo

Acesse sua Conta

Departamento e Categorias

Vacina Pneumocócica

A vacina pneumocócica protege contra doenças graves causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo), tais como pneumonias, meningites e outras. A doença pneumocócica pode levar a infecções graves nos pulmões (pneumonia), no sangue (bacteremia - disseminação da bactéria pelo sangue / sepse - infecção generalizada) e na membrana que reveste o cérebro (meningite), conforme pontua a Fiocruz.

Parcele sua compra em até 10x s/ juros.

Escolha a melhor vacina para você:

Menina tossindo
Menina tossindo
  • Recomendado Para:

    Bebês a partir de 6 meses
    Adultos
    Idosos
  • Não Recomendado Para:

    Bebês abaixo de 6 meses
    Gestantes
    Alérgicos às substâncias presentes
  • Vias de Administração

    Via Intramuscular (VCP13, VPC 15 e VPP23)
  • Reações Comuns:

    Irritabilidade
    Sonolência
    Diarreia
    Vermelhidão no local
    Febre
  • Grávidas

    ilustração gravidez
  • Febre

    ilustração termometro
  • Aplicação

    ilustração vacina
  • Eficácia

    ilustração vacina

Vacina pneumocócica: quantas doses são necessárias?

O esquema vacinal irá variar de acordo com o tipo de vacina pneumocócica, assim como a faixa etária da pessoa. A SBIm recomenda o seguinte esquema de doses:

VPC10

O Programa Nacional de Vacinação (pelo SUS) adota esquema de apenas 3 doses na rotina de vacinação infantil: 2 doses de VPC10 no primeiro ano de vida, com intervalo mínimo de 2 meses, e uma de reforço aos 12 meses de idade.

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para crianças menores de 5 anos não vacinadas ou que precisam atualizar o calendário.

Crianças menores de 6 anos que iniciaram ou completaram o esquema de vacinação com a VPC10 serão beneficiadas caso recebam a VPC13. Para isso, o intervalo mínimo entre as vacinas é de 1 mês. Porém, o esquema e o número de doses dependem da idade da criança no momento da administração da primeira dose da VPC13.

Alguns exemplos:

  • Entre 2 e 6 meses: três doses no primeiro ano de vida e reforço entre 12 e 15 meses de idade.

  • Entre 7 e 11 meses: duas doses no primeiro ano de vida e reforço entre 12 e 15 meses de idade.

  • Entre 12 e 24 meses: duas doses com intervalo de dois meses. Entre 2 e 5 anos de idade: Uma dose.

Portadoras de doenças crônicas que justifiquem, pode ser necessário complementar a vacinação com a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23).

VPC13 e VPP23

As sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam o uso da VPC13 sempre que possível. A incidência dos três sorotipos adicionais —associados a doença invasiva e resistência a antibióticos — têm aumentado no mundo todo.

O esquema de vacinas infantil de rotina é de quatro doses, sendo: aos 2, 4 e 6 meses de vida e um reforço entre 12 e 15 meses.

VPC13

Como rotina, o esquema de vacinas deve ser iniciado aos 2 meses de idade, com três doses (aos 2, 4 e 6 meses) e um reforço entre 12 e 15 meses.

VPP23

Essa vacina é recomendada para crianças acima de 2 anos, adolescentes e adultos que tenham algum problema de saúde que aumente o risco para doença pneumocócica (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias graves; sem baço ou com o funcionamento comprometido desse órgão; com problemas de imunidade, entre outras condições). No caso de idosos a partir de 60 anos, a VPP23 deve ter aplicação de rotina.

Porém, é importante destacar que a VPP23 (vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente) não é recomendada como rotina para crianças, adolescentes e adultos saudáveis.

Ilustração de uma farmacêuticaIlustração de uma farmacêuticaIlustração de uma farmacêutica

Quais vacinas podem ser aplicadas junto com a Pneumocócica?

Comparativo entre Vacinas
Comparativo entre Vacinas
Vacinação Pública Vacinação Pública
Vacinação Particular Vacinação Particular
Tem fila?
Longas filas
Horário reservado para te atender
É possível agendar?
Agendamento indisponível
Sistema de agendamento prático e rápido
Cobertura Imunológica
VPC 10 nas unidades basicas e a VPC 13 no CRIE
VPC 13, VPC 15 e VPC 23
Disponibilidade
Calendário dividido em fases com público prioritário
Disponível o ano todo

Vacinas mais buscadas

ver todas as vacinas

Já pensou em vacinarcom a Drogaria São Paulo?

  • A partir de 50 pessoas
  • Vacina contra a gripe e outras patologias
  • Descontos para grupos maiores
Venha se vacinar com a Drogaria São Paulo
Solicite seu orçamento

Vamos ao seu local com os funcionários e materiais necessários para e execução.

Conheça mais sobre a Campanha

Entenda mais sobre a Vacina Pneumocócica

  • Consigo contratar a vacinação para empresas, condomínios ou escolas?

    Resposta Correta!

    Sim! É possível contar com os serviços da Drogaria com preços diferenciados e condições muito especiais. Para saber mais, preencha o nosso formulário de vacinação extramuros

    A resposta correta é Sim!

    Sim! É possível contar com os serviços da Drogaria com preços diferenciados e condições muito especiais. Para saber mais, preencha o nosso formulário de vacinação extramuros

  • Mesmo tomando a vacina ainda é possível contrair a doença?

    Resposta Correta!

    Como com qualquer vacina, a pneumocócica pode não proteger 100% das pessoas vacinadas. Mas é importante reforçar: a vacina não causa a doença.

    A resposta correta é Sim!

    Como com qualquer vacina, a pneumocócica pode não proteger 100% das pessoas vacinadas. Mas é importante reforçar: a vacina não causa a doença.

  • A vacina pneumocócica tem reação?

    Resposta Correta!

    Sim! De acordo com a SBIm, sintomas de eventos adversos graves ou persistentes, que se prolongam por mais de 24 a 72 horas, devem ser investigados para verificação de outras causas.

    A resposta correta é Sim!

    Sim! De acordo com a SBIm, sintomas de eventos adversos graves ou persistentes, que se prolongam por mais de 24 a 72 horas, devem ser investigados para verificação de outras causas.

Conheça os benefícios de se vacinar na Drogaria São Paulo

Vacina Pneumocócica: saiba tudo sobre e como agendar na Drogaria São Paulo

Aqui vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o serviço de vacinação, assim como iremos trazer informações relevantes sobre a eficácia das vacinas, reações, campanhas, além de esclarecimentos sobre todo processo de agendamento para as unidades da Drogaria São Paulo

A prevenção, por meio da vacina contra a doença pneumocócica, é a melhor maneira de se proteger contra o pneumococo.

No Brasil, há três diferentes tipos de vacinas (fonte: SBP):

  • Vacina pneumocócica conjugada 10-valente (VPC10): previne cerca de 70% das doenças graves (pneumonia, meningite e otite) em crianças, causadas por dez sorotipos de pneumococos. Porém, as sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam o uso da VPC13 sempre que possível (ao invés da VPC10).
  • Vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13): tem uma proteção mais abrangente, prevenindo cerca de 90% das doenças graves (pneumonia, meningite e otite) em crianças, causadas por 13 sorotipos de pneumococos.
  • Vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23): Doenças causadas por 23 tipos de pneumococos. Ela é recomendada para adolescentes, adultos e crianças (a partir de 2 anos) que tenham algum problema de saúde que aumente o risco para doença pneumocócica ou, de rotina, para idosos a partir de 60 anos. Ela não é recomendada como rotina para crianças, adolescentes e adultos saudáveis

A vacinação é a principal forma de prevenção da doença pneumocócica. De acordo com a SBIm, quem pode tomar a vacina pneumocócica:

  • Para crianças a partir de 2 meses e menores de 6 anos de idade é recomendada a vacinação rotineira com VPC10 ou VPC13.
  • Para crianças a partir de 6 anos, adolescentes e adultos portadores de certas doenças crônicas, recomenda-se esquema com as vacinas VPC13 e VPP23. É importante lembrar que as sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam o uso da VPC13 sempre que possível (ao invés da VPC10).
  • Para maiores de 50 anos e, sobretudo, para maiores de 60, recomenda-se esquema com as vacinas VPC13 e VPP23.

Todavia, é importante consultar também as contraindicações, conforme listado abaixo. Assim, estará seguro sobre o grupo de pessoas que pode tomar as vacinas pneumocócicas.

O melhor local onde tomar a vacina pneumocócica (vacina pneumocócica 13-valente ou vacina pneumocócica 23-valente) com rapidez e conforto é em uma das mais de 100 lojas da Drogaria São Paulo pelo país. Atualmente já é possível fazer o agendamento da vacina pneumocócica online, aproveite agora mesmo!

A SBIm recomenda o seguinte esquema de doses:

VPC10 ou VPC13

As sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam o uso da VPC13 sempre que possível. A incidência dos três sorotipos adicionais — associados a doença invasiva e resistência a antibióticos — têm aumentado no mundo todo.

O esquema de vacinação infantil de rotina é de quatro doses: aos 2, 4 e 6 meses de vida e um reforço entre 12 e 15 meses.

Porém, o Programa Nacional de Vacinação (pelo SUS) adota esquema de apenas três doses na rotina de vacinação infantil: duas doses de VPC10 no primeiro ano de vida, com intervalo mínimo de 2 meses, e uma dose de reforço aos 12 meses de idade. A vacina está disponível nos postos de saúde para crianças menores de 5 anos não vacinadas ou que precisam atualizar o calendário.

Crianças menores de 6 anos que iniciaram ou completaram o esquema de vacinação com a VPC10 serão beneficiadas caso recebam a VPC13. O intervalo mínimo entre as vacinas é de 1 mês. O esquema e o número de doses dependem da idade da criança no momento da administração da primeira dose da VPC13:

  • Entre 2 e 6 meses: três doses no primeiro ano de vida e reforço entre 12 e 15 meses de idade.
  • Entre 7 e 11 meses: duas doses no primeiro ano de vida e reforço entre 12 e 15 meses de idade.
  • Entre 12 e 24 meses: duas doses com intervalo de dois meses.
  • Entre 2 e 5 anos de idade: Uma dose. Portadoras de doenças crônicas que justifiquem, pode ser necessário complementar a vacinação com a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23).

VPC13

Na rotina, o esquema deve ser iniciado aos 2 meses de idade, com três doses (aos 2, 4 e 6 meses) e um reforço entre 12 e 15 meses.

VPP23

Ela é recomendada para crianças acima de 2 anos, adolescentes e adultos que tenham algum problema de saúde que aumente o risco para doença pneumocócica (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias graves; sem baço ou com o funcionamento comprometido desse órgão; com problemas de imunidade, entre outras condições).

No caso de idosos a partir de 60 anos, a VPP23 deve ser aplicada de rotina.

Ela não é recomendada como rotina para crianças, adolescentes e adultos saudáveis.

A vacina pneumocócica serve para prevenção de infecções causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo), que pode causar doenças graves, tais como pneumonias, meningites e outras.

Tanto a vacina da pneumocócica disponibilizada no SUS quanto a vacina disponibilizada no particular são muito seguras. O importante é ser vacinado.

Porém, nem todas as vacinas pneumocócicas estão disponíveis no setor público (SUS) para todos os públicos.

Faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para Crianças a VPC10. Ou seja, a vacina pneumocócica 10 é disponibilizada pelo SUS, de maneira regular, para bebês e crianças de 2 meses a 4 anos.

Nos Centros de Referências para Imunobiológicos Especiais (CRIE) está disponível a VPC13 e a VPP23 para grupos específicos.

Já os clientes da Drogaria São Paulo têm disponíveis as vacinas pneumocócicas cuja proteção é mais abrangente (protegem contra mais sorotipos). Além disso, um outro diferencial das vacinas pneumocócicas do setor privado é que o cliente pode seguir a recomendação de proteção orientada pela Sociedade Brasileira de Imunizações, aumentando a proteção para toda a família.

Exemplo para elucidar: a VPC10 está disponível no SUS apenas para crianças até 4 anos e com esquema vacinal total de rotina de 3 doses. Já a recomendação da SBIm é, sempre que possível, priorizar a VPC13 (a abrangência de proteção é maior), sendo um esquema vacinal total de 4 doses de rotina.

Além disso, um outro diferencial das vacinas pneumocócicas disponibilizadas na Drogaria São Paulo é em relação ao conforto para os seus clientes, pois é possível fazer agendamento online, evitando esperas e filas.

Para cada tipo de vacina, a respectiva bula traz quais são as contraindicações. Por isso, é importante pedir orientação médica e consultar a bula.

As principais contraindicações das vacinas pneumocócicas são:

  • A vacina não deve ser usada por pessoas com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.
  • Como no caso de qualquer vacina, a vacinação deve ser adiada no caso de pessoas que sofram de uma doença febril aguda.
  • No caso de gestantes, é necessário que o médico avalie a situação epidemiológica da região, assim como o quadro geral de saúde da mulher grávida e possíveis comorbidades.

Para saber mais detalhes sobre todas as contraindicações, é fundamental consultar a bula da vacina pneumocócica.

Para cada tipo de vacina, a respectiva bula traz quais são as principais reações. Assim, a depender da vacina e das particularidades de cada indivíduo, é possível ter algumas reações adversas.

Por isso, é importante consultar a bula da respectiva vacina para saber quais são as reações possíveis.

Vamos trazer aqui alguns exemplos de reações para elucidar.

VPC 13 (vacina pneumocócica conjugada 13)

A SBIm exemplifica que, no caso de crianças:

  • Em mais de 10% das crianças vacinadas ocorrem: diminuição do apetite, irritabilidade, sonolência ou sono inquieto, febre e reações no local da aplicação (dor, vermelhidão, inchaço ou endurecimento).
  • Entre 1% e 10% dos vacinados relatam: diarreia, vômitos, erupção cutânea, febre acima de 39°C.
  • Entre 0,1% e 1%: são acometidos por choro persistente, convulsões, urticária, reação local intensa.
  • Raramente (entre 0,01% e 0,1%) ocorrem: episódio hipotônico-hiporresponsivo (EHH) e anafilaxia.

Já em adultos, têm-se:

  • Mais de 10% apresentam: diminuição do apetite, dor de cabeça, diarreia, erupção cutânea, dor nas articulações, dor muscular, calafrios, cansaço e reações locais (endurecimento, inchaço, dor, limitação do movimento do braço).
  • Em 1% a 10% ocorrem: vômitos e febre.
  • Entre 0,1% e 1% dos vacinados relatam: náusea, alergia grave, gânglios no braço vacinado.

VPP23 (vacina pneumocócica 23)

No caso da vacina pneumocócica 23, a SBIm traz como possíveis reações:

  • Ocorrem com mais de 10% dos vacinados: dor no local da aplicação (60%), inchaço ou endurecimento (20,3%); vermelhidão (em 16,4%); dor de cabeça (17,6%); cansaço (13,2%) e dor muscular (11,9%).
  • Em menos de 10% dos vacinados: reações locais mais intensas, com inchaço de todo braço, chegando até o cotovelo, hematoma e manchas vermelhas.

Porém, é importante destacar que todas as reações adversas são mais frequentes após revacinação em intervalos curtos em relação a doses anteriores.

Além disso, para qualquer uma das vacinas, é importante informar ao médico se apresentar qualquer sintoma sugestivo de reação alérgica (como coceira, urticária ou erupção cutânea) após qualquer dose da série de vacinação.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), os principais cuidados para as vacinas pneumocócicas são:

  • Não são necessários outros cuidados especiais antes da vacinação.
  • Em caso de febre, deve-se adiar a vacinação até que ocorra a melhora.
  • Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação.
  • Qualquer sintoma grave e/ou inesperado após a vacinação deve ser notificado ao serviço que a realizou.
  • Sintomas de eventos adversos persistentes, que se prolongam por mais de 24 a 72 horas (dependendo do sintoma), devem ser investigados para verificação de outras causas.

As vacinas pneumocócicas disponibilizadas para os clientes da Drogaria São Paulo têm a seguinte composição:

VPC13

Prevanar 13: a VPC13 é composta de 13 sorotipos de Streptococcus pneumoniae (pneumococo) conjugados com a proteína CRM197. Contém também fosfato de alumínio, cloreto de sódio, ácido succínico, polissorbato 80 e água para injeção.

VPP23

Pneumovax 23: a VPP23 é composta de partículas purificadas (polissacarídeos) das cápsulas de 23 tipos de Streptococos pneumoniae (pneumococo), cloreto de sódio, água para injeção e fenol.

A vacinação é a principal forma de prevenção da doença pneumocócica. As vacinas são seguras e eficazes, sendo que sua eficácia pode chegar até 92%.

A gripe não constitui uma contraindicação formal à aplicação da vacina de pneumocócica. Porém, em casos de febre, a SBIm recomenda que se deve adiar a vacinação até que ocorra a melhora.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Atualmente a Drogaria São Paulo está com um preço especial para as vacinas pneumocócicas, sendo:

  • VPC13 (vacina pneumocócica 13): R$ 239,90 a dose.
  • VPP23 (vacina pneumocócica 23): R$ 79,90 a dose.

Toda vacina precisa de um tempo para que haja a proteção adequada. Assim, a vacina começa a fazer efeito a partir da primeira dose.

A vacina estimula o organismo a desenvolver a sua própria proteção, conhecida como anticorpos, contra a bactéria causadora da pneumonia. Assim, a vacina funciona estimulando a produção de anticorpos específicos para cada sorotipo de pneumococos.

A vacina pneumocócica é a forma mais segura de prevenção e é recomendada, especialmente, para crianças e adolescentes.

Como com qualquer vacina, a vacina pneumocócica pode não proteger 100% dos indivíduos vacinados.

Mas é importante reforçar: a vacina não causa a doença.

Sim, é possível. A febre é considerada uma das reações adversas possíveis após a aplicação das vacinas pneumocócicas.

Sim, algumas vacinas pneumocócicas fazem parte da Campanha Nacional de Multivacinação para alguns públicos específicos. Além disso, nos Centros de Referências para Imunobiológicos Especiais (CRIE) estão disponíveis a VPC13 e a VPP23, também apenas para alguns grupos específicos.

Porém, a VPC10 faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para Crianças. Ou seja, a vacina pneumocócica 10 é disponibilizada pelo SUS, de maneira regular, para bebês e crianças de 2 meses a 4 anos.

Já a Drogaria São Paulo tem disponível para os seus clientes um maior número de vacinas pneumocócicas, oferecendo uma maior proteção para toda a família.

De acordo com a SBIm, sintomas de eventos adversos graves ou persistentes, que se prolongam por mais de 24 a 72 horas (dependendo do sintoma), devem ser investigados para verificação de outras causas.

Além disso, qualquer sintoma grave e/ou inesperado após a vacinação deve ser notificado ao serviço que a realizou.

De acordo com as respectivas bulas, o local de aplicação da vacina pneumocócica é:

  • Prevenar 13 (VCP13): aplicação intramuscular.
  • Pneumovax 23 (VPP23): aplicação intramuscular ou subcutânea.

Caso você queira realizar uma ação de vacinação pneumocócica (VCP13 ou VPP23) na sua empresa, condomínio, escola ou qualquer local que demande a ida de uma equipe especializada, é possível contar com os serviços da Drogaria São Paulo com preços diferenciados e condições especiais.

Para saber mais, preencha o nosso formulário de vacinação extramuros ou entre em contato por e-mail (vacinecomagente@dpsp.com.br) ou pelo WhatsApp (11) 97249-3208.

Mantenha a sua saúde em dia com os Serviços da Drogaria São Paulo

Agende agora sua vacina

A prevenção para sua saúde em poucos cliques. Escolha o melhor dia, horário e local!

Livelo

Livelo

R$1,00 = 1 ponto LIVELO

*Apenas compra pelo hotsite, exceto medicamentos.

Confira as Regras Logo Livelo