Vacina Herpes-Zóster
A vacina herpes-zóster é indicada para a prevenção do Vírus Varicela-Zóster (VVZ), popularmente conhecido como “cobreiro”. Essa vacina é indicada para individuos com mais de 50 anos e, atualmente, é oferecida apenas na rede privada. Devido à importância da vacinação contra a herpes-zóster (HZ), a Drogaria São Paulo disponibiliza para você a opção de agendamento de vacina da herpes zoster online
Parcele sua compra em até 10x s/ juros.
-
Valor
R$ 906,18* Aplicação inclusa
-
Tempo de exame
20 minutos Em média
-
Recomendado Para:
-
Não Recomendado Para:
-
Vias de Administração
-
Reações Comuns:
-
Grávidas
-
Febre
-
Aplicação
-
Eficácia
Do que você estará protegido?
A vacina protege contra o herpes-zóster (HZ), causado pela reativação do vírus varicela-zóster, latente no organismo após infecção prévia.
Herpes-Zóster
A dor relacionada ao herpes-zóster pode ser extremamente forte e prejudicial ao paciente.
Nível da dor reportada em diferentes patologias
Nível de Dor | Tipos de Dores |
---|---|
5
|
Dor crônica relacionada a câncer
|
10
|
Artrite reumatoide, Mucosite
|
15
|
Dor músculo esquelética, Dor de parto
|
20
|
Herpes-Zóster
|
25
|
Dor de cabeça aguda, Fibromialgia
|
30
|
Histerectomia abdominal
|
Sintomas
A irritação na pele causada pela herpes-zóster causa erupções fortes e profundas na pele.
Onde mais causam as irritações:
Torácico
|
56%
|
Lombar
|
13%
|
Craniano
|
13%
|
Cervical
|
11%
|
Sacral
|
4%
|
Quas vacinas podem ser aplicadas junto com a da Herpes-Zóster
Já pensou em vacinarcom a Drogaria São Paulo?
- A partir de 50 pessoas
- Vacina contra a gripe e outras patologias
- Descontos para grupos maiores
Entenda mais sobre a Vacina da Herpes-Zóster
-
Existe campanha de vacinação?
Resposta Correta!
A vacina contra a herpes-zóster não está disponível na rede pública, mas a Drogaria São Paulo disponibiliza essa vacina para os seus clientes, com preços especiais e agendamento online. Confira!
A resposta correta é Sim!
A vacina contra a herpes-zóster não está disponível na rede pública, mas a Drogaria São Paulo disponibiliza essa vacina para os seus clientes, com preços especiais e agendamento online. Confira!
-
Quem toma a vacina pode ficar doente?
Resposta Correta!
Como com qualquer vacina, a vacina contra a herpes-zóster pode não proteger 100% dos indivíduos vacinados. Mas é importante reforçar: a vacina não causa a doença.
A resposta correta é Sim!
Como com qualquer vacina, a vacina pneumocócica pode não proteger 100% das pessoas vacinadas. Mas é importante reforçar: a vacina não causa a doença.
-
A vacina da Herpes-Zóster é pra vida toda?
A resposta correta é Não!
Não! Mas novos dados mostram que a vacina Shingrix pode fornecer, pelo menos, 10 anos de proteção contra o vírus herpes-zóster em adultos com 50 anos ou mais (fonte: GSK).
Resposta Correta!
Não! Mas novos dados mostram que a vacina Shingrix pode fornecer, pelo menos, 10 anos de proteção contra o vírus herpes-zóster em adultos com 50 anos ou mais (fonte: GSK).
Conheça os benefícios de se vacinar na Drogaria São Paulo
Sala de Vacinação Equipada
Veja mais fotosUnidades próximas a você
Conheça nossas unidadesEquipe farmacêutica capacitada
Escolha sua vacina
Conheça todos os Serviços da Drogaria São Paulo
- Saiba Mais >
Vacinas
Imunização para todas as idades
- Saiba Mais >
Exames e Testes
Para confirmaçao de suspeitas ou diagnosticar patologias
- Saiba Mais >
Telefarmácia
Orientação farmacêutica para seu tratamento
- Saiba Mais >
Consultas Médicas
Serviço a distância para o cuidado com a saúde
- Saiba Mais >
Serviços na Farmácia
Atendimento com equipe especializada
Ver todos os Serviços
Vacina Herpes-Zóster: saiba tudo sobre e como agendar na Drogaria São Paulo
Aqui vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o serviço de vacinação, assim como iremos trazer informações relevantes sobre a eficácia das vacinas, reações, campanhas, além de esclarecimentos sobre todo processo de agendamento para as unidades da Drogaria São Paulo
De acordo com o Ministério da Saúde, herpes, ou cobreiro, é uma doença causada pelo Vírus Varicela-Zóster (VVZ), o mesmo que causa também a Catapora.
Esse vírus permanece em latência durante toda a vida da pessoa. A reativação ocorre na idade adulta ou em pessoas com comprometimento imunológico, como os portadores de doenças crônicas (hipertensão, diabetes), câncer, Aids, transplantados, dentre outras.
Na Drogaria São Paulo, disponibilizamos a vacina da herpes-zóster do tipo inativada e recombinante.
A vacina da herpes-zóster (HZ) é injetável e de uso adulto (a partir dos 50 anos de idade). Ela também é indicada para adultos com 18 anos de idade ou mais com risco aumentado de HZ.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim), a vacina de herpes-zóster é indicada para pessoas com 50 anos ou mais e é recomendada como rotina para maiores de 60 anos de idade.
Além disso, a bula do medicamento (Shingrix), indica o seu uso para adultos com 18 anos de idade ou mais com risco aumentado de HZ.
Todavia, é importante consultar também as contraindicações, conforme listado abaixo. Assim, estará seguro sobre o grupo de pessoas que pode tomar a vacina da herpes zoster.
O melhor local onde tomar vacina para herpes-zóster com rapidez e conforto é em uma das mais de 100 lojas da Drogaria São Paulo pelo país. Atualmente já é possível fazer o agendamento da vacina para a herpes-zóster online, aproveite agora mesmo!
De acordo com a Nota Técnica SBim de 08/06/2022:
- Para maiores de 50 anos: Duas doses com intervalo de dois meses entre elas. Caso seja necessário alterar o esquema padrão, pode ser adotado um intervalo de até seis meses. O intervalo mínimo permitido é de quatro semanas entre as doses. Doses aplicadas com intervalos inferiores devem ser desconsideradas. Não há necessidade de reiniciar a série caso o intervalo seja estendido inadvertidamente por mais de seis meses.
- Para adultos imunocomprometidos ou em outras situações de risco para HZ: O esquema de vacinação é o mesmo recomendado para pessoas sem imunocomprometimento, mas algumas precauções devem ser observadas como, por exemplo, no caso de indivíduos com câncer, transplantados, pacientes com doenças autoimunes, dentre outros.
A vacina protege contra o herpes-zóster (HZ), causado pela reativação do vírus varicela-zóster, latente no organismo após infecção prévia.
A doença é caracterizada por uma erupção cutânea localizada, em geral dolorosa. A principal complicação é a neuralgia pós-herpética, dor que pode se estender por um período prolongado depois da resolução do rash cutâneo. A depender da intensidade dos sintomas, o quadro pode ter grande impacto na qualidade de vida e levar à incapacidade física, perda de autonomia e/ou depressão.
De acordo com o Ministério da Saúde, a herpes-zóster pode provocar algumas complicações, sendo:
- Ataxia cerebelar aguda, que pode afetar o equilíbrio, fala, deglutição, movimento dos olhos, mãos, pernas, dedos e braços;
- Trombocitopenia, ou seja, baixa quantidade de plaquetas, responsáveis pela coagulação, no sangue;
- Infecção bacteriana secundária de pele – impetigo, abcessos, celulite, erisipela, causadas por Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes ou outras que podem levar a quadros sistêmicos de sepse, com artrite, pneumonia, endocardite, encefalite ou meningite e glomerulonefrite;
- Síndrome de Reye, doença rara que causa inflamação no cérebro e que pode ser fatal, associada ao uso de AAS, principalmente em crianças;
- Infecção fetal, durante a gestação, pode levar à embriopatia, com síndrome da varicela congênita (expressa-se com um ou mais dos seguintes sinais: malformação das extremidades dos membros, microftalmia, catarata, atrofia óptica e do sistema nervoso central);
- Varicela disseminada ou varicela hemorrágica em pessoas com comprometimento imunológico;
- Nevralgia pós-herpética (NPH) – dor persistente por 4 a 6 semanas após a erupção cutânea, que se caracteriza pela refratariedade ao tratamento. É mais frequente em mulheres e após comprometimento do trigêmeo.
Até o momento, a vacina contra a herpes-zóster não está disponível na rede pública (ou seja, não está disponível pelo SUS).
Apenas na rede privada está disponível a vacina de herpes-zóster. Um grande diferencial da vacina da herpes-zóster disponibilizada na Drogaria São Paulo é em relação ao conforto para os seus clientes, pois é possível fazer agendamento online, evitando esperas e filas.
A vacina da herpes-zóster é contraindicado para uso por pessoas que:
- são alérgicas (hipersensíveis) aos princípios ativos ou qualquer outro ingrediente da Shingrix.
- No caso de mulheres grávidas ou lactantes, é necessária a orientação médica.
Para cada tipo de vacina, a respectiva bula traz quais são as principais reações. Assim, a depender da vacina e das particularidades de cada indivíduo, é possível ter algumas reações adversas.
A reação da vacina contra herpes-zóster pode ser:
Reações muito comuns
- Cefaleia
- Desconfortos estomacais e digestivos (incluindo náusea, vômito, diarreia e/ou dor de estômago)
- Dores musculares (mialgia)
- Dor, vermelhidão e inchaço no local da injeção
- Calafrios
- Febre
Reações comuns
No local da injeção:
- Coceira (prurido), geralmente associação com a sensação e mal-estar
Reações incomuns
- Gânglios inchados no pescoço, axila ou virilha
- Dores nas articulações (artralgia)
De acordo com a bula do medicamento, os principais cuidados são:
- Assim como acontece com outras vacinas, a vacinação com Shingrix deve ser adiada em indivíduos que sofrem de uma enfermidade febril aguda severa. No entanto, a presença de uma infecção menor, como um resfriado, não deve resultar no adiamento da vacinação.
- A vacina deve ser administrada com cautela em indivíduos com trombocitopenia ou qualquer distúrbio de coagulação, pois pode ocorrer sangramento após uma administração intramuscular a esses indivíduos.
A vacina da herpes-zóster disponibilizada para os clientes da Drogaria São Paulo tem a seguinte composição:
- Antígeno gE
- Adjuvante AS01B
Contém ainda sacarose, polissorbato 80, fosfato de sódio monobásico di-hidratado, fosfato de potássio dibásico, dioleoil fosfatidilcolina, colesterol, cloreto de sódio, fosfato de sódio dibásico, fosfato de potássio monobásico e água para injetáveis.
De acordo com os estudos, a eficácia na prevenção da doença é de até 97%.
A gripe não constitui uma contraindicação formal à aplicação da vacina. Porém, a vacina é contraindicada em casos de doença febril aguda.
A vacina da herpes-zóster deve ser administrada em gestantes (mulheres grávidas) e mulheres que estejam amamentando com orientação médica.
Toda vacina precisa de um tempo para que haja a proteção adequada. Assim, a vacina começa a fazer efeito a partir da primeira dose.
A vacina estimula o organismo a desenvolver a sua própria proteção, conhecida como anticorpos, contra o vírus causador da herpes-zóster.
Assim, caso a infecção ocorra, o corpo já terá a capacidade de reagir mais rápido e matar esse vírus. Ou seja, a vacina da herpes-zóster ajuda na prevenção da doença e em possíveis complicações.
Como com qualquer vacina, a vacina contra a herpes-zóster pode não proteger 100% dos indivíduos vacinados.
Mas é importante reforçar: a vacina não causa a doença.
Sim, é possível. A febre é considerada uma das reações muito comuns possíveis após a aplicação desta vacina.
Não, a vacina contra a herpes-zóster não está disponível na rede pública. A Drogaria São Paulo disponibiliza essa vacina para os seus clientes, com preços especiais e agendamento online. Confira!
Sim. De acordo com a SBIm, a vacina inativada também está recomendada para pacientes que já apresentaram quadro de HZ. Pela raridade de recorrência da doença em curto prazo, a SBIm sugere que a vacinação seja realizada a partir de seis meses após um episódio agudo de herpes-zóster.
Não há necessidade de aguardar esse intervalo, caso o médico opte por recomendar a vacinação logo após a resolução do quadro, considerando o risco de perda de oportunidade vacinal.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) explica que a nova vacina inativada e recombinante é mais eficiente contra a herpes-zóster do que a anterior (vacina atenuada).
Além disso, a nova vacina inativada e recombinante é recomendada pelos CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) como abordagem preferencial.
Também de acordo com o MSD Manuals, a vacina contra herpes-zóster mais recente é preferível à vacina contra herpes-zóster mais antiga, pois proporciona proteção melhor e mais duradoura.
Novos dados mostram que a vacina Shingrix pode fornecer, pelo menos, 10 anos de proteção contra o vírus herpes-zóster em adultos com 50 anos ou mais (fonte: GSK).
Caso você queira realizar uma ação de vacinação contra herpes-zóster na sua empresa, condomínio, escola ou qualquer local que demande a ida de uma equipe especializada, é possível contar com os serviços da Drogaria São Paulo, com preços diferenciados e condições especiais.
Para saber mais, preencha o nosso formulário de vacinação extramuros ou entre em contato por e-mail (vacinecomagente@dpsp.com.br) ou pelo WhatsApp (11) 97249-3208.