Drogaria São Paulo

Acesse sua Conta

Departamento e Categorias

Nimesulida é um medicamento indicado para o tratamento de diversas comorbidades relacionadas à inflamação, dor e febre.

Produtos encontrados: 41 Resultado da Pesquisa por: nimesulida em 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 41 Resultado da Pesquisa por: nimesulida em 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Descubra o que é o remédio Nimesulida

Você já deve ter ouvido sobre este medicamento, mas você sabe o que é Nimesulida? O fármaco trata de diversas condições que necessitam de ação anti-inflamatória, antitérmica e analgésica. Atualmente, Nimesulida é comercializada nas seguintes apresentações: comprimido, gotas, gel e supositório.

Nimesulida gotas

Nimesulida gotas possui a dosagem de 50mg, e seu frasco vem com 15ml do medicamento.

Nimesulida comprimido

O anti-inflamatório Nimesulida comprimido possui a dosagem de 100mg, e vem em uma caixa com 12 comprimidos.

Nimesulida pomada

Nimesulida gel possui a dosagem de 20mg/g e vem em duas apresentações: caixa com 30g e 40g.

Nimesulida é genérico?

Sim, Nimesulida já é um medicamento genérico. Há também os medicamentos de referência como Arflex Retard, Scaflam, entre outros. Vale lembrar que, apesar de toda essa variedade de medicamentos, todos eles possuem o mesmo princípio ativo, que é a nimesulida, e portanto, são indicados para a mesma finalidade.

Nimesulida: Para que serve?

Agora que você já sabe o que é medicamento, responda: Nimesulida é bom para que? Ele é usado no tratamento de inflamações em geral, acompanhadas ou não por febre, bem como nos processos inflamatórios e dolorosos das vias aéreas superiores, na cefaleia, mialgias e no pós-operatório, como na retirada de amígdalas e adenoide, por exemplo.

Além disso, Nimesulida também trata de processos infecciosos, como sinusites, faringoamigdalites, otites, bem como nos processos inflamatórios de tendões, ligamentos, músculos e articulações, como consequência de torções, contusões e distensões, ajudando, inclusive, no tratamento de osteoartrite e artrite reumatoide.

Nimesulida é anti-inflamatório?

Sim, Nimesulida atua como anti-inflamatório, além de ser analgésico e antitérmico, auxiliando em problemas inflamatórios nas vias aéreas superiores, na parte óssea e, também, no pós-operatório.

Nimesulida é antibiótico?

Não, Nimesulida age apenas na inflamação, aliviando a dor e a febre. Anti-inflamatórios, em geral, atuam na inflamação ocasionada por algum trauma ou agressão. Já os antibióticos são utilizados para combater agentes causadores de uma doença, como bactéria ou fungos, por exemplo.

Nimesulida serve para dor de dente?

Não, a bula não indica este medicamento para dor de dente. Em caso de dúvidas, converse sempre com o seu médico, pois somente ele saberá qual o medicamento correto para a sua enfermidade.

Nimesulida serve para dor de cabeça?

Sim, o medicamento pode auxiliar no alívio de dores de cabeça. A bula mostrou um estudo feito com 51 pacientes. Os efeitos anti-inflamatórios do fármaco foram comparados com placebo em pacientes com inflamação aguda do trato respiratório superior. E como resposta, os pacientes tiveram melhora nas dores de cabeça, sem efeitos adversos.

Em quantas horas notamos o efeito da Nimesulida?

Por se tratar de um anti-inflamatório, que possui ação analgésica e antitérmica, seus efeitos costumam ser notados rapidamente. Segundo a bula, já na primeira hora após a sua administração, os pacientes começam a sentir uma melhora em relação à dor.

Nimesulida: Como tomar

Observe, a seguir, como usar Nimesulida nas apresentações comprimido, gotas, gel e supositório.

Comprimido e gotas

Siga sempre o que o seu médico prescrever, porém, a bula aconselha a tomar o medicamento, preferencialmente, após as refeições. Como Nimesulida é um anti-inflamatório não esteroidal, seu uso deve ser feito na menor dose possível e por um curto período.

Gel

Segundo a bula, a posologia da Nimesulida gel é de duas vezes ao dia. Aplique uma fina camada no local afetado e espalhe até que o medicamento desapareça. A duração do tratamento costuma ocorrer entre 7 e 15 dias. Após a aplicação, evite lavar o local nas primeiras horas.

Supositório

O medicamento vem em embalagens individuais para serem destacadas. Observe o modo de usar:

  1. Para separar a dosagem utilizada, destaque o picote da embalagem.
  2. Para abrir a embalagem, na posição vertical, no topo, basta separar as duas pontas da embalagem.
  3. Retire o supositório e faça o seu uso. A dose máxima diária indicada é de até 4 supositórios.

Nimesulida: Contraindicação

Não utilize Nimesulida se você tiver as seguintes condições:

  • Alergia à Nimesulida ou outro componente da fórmula.
  • Reações de hipersensibilidade, como broncoespasmo, rinite, urticária e angioedema, ao ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios.
  • Reações hepáticas ao medicamento.
  • Úlcera péptica ativa, ulcerações recorrentes ou com hemorragia no trato gastrintestinal.
  • Distúrbios de coagulação grave.
  • Insuficiência cardíaca grave.
  • Insuficiência renal e/ou hepática.
  • Ser menor de 12 anos.
  • Grávidas e lactantes.
  • Pacientes com suspeita de dengue, visto que pode aumentar o risco de sangramentos.

Grávida pode tomar Nimesulida?

Este medicamento está classificado na categoria C, ou seja, não há estudos em mulheres que garantam a segurança do feto, portanto, Nimesulida é contraindicado para grávidas.

Precauções durante o consumo

Observe, a seguir, os cuidados gerais que devemos ter ao utilizar o medicamento Nimesulida:

  • Anti-inflamatórios não esteroidais podem disfarçar a febre relacionada a uma infecção bacteriana subjacente.
  • O médico deve sempre rever o tratamento regularmente e suspender, caso não haja mais nenhum sintoma da doença tratada.
  • Não o utilize com outros analgésicos.
  • É contraindicado o uso de Nimesulida concomitantemente com drogas hepatotóxicas e álcool, pois podem aumentar o risco de reações hepáticas.

Lactante pode tomar Nimesulida?

Como a Nimesulida não possui estudos que comprovem se o medicamento é excretado no leite materno em quantidades seguras para o bebê, deve-se evitar o seu uso durante a amamentação.

Atenção às precauções

A bula do medicamento Nimesulida lista uma série de precauções que devemos ter antes de sua utilização. Observe:

  • Se você tiver uma infecção bacteriana, a Nimesulida pode mascarar a febre.
  • Caso você não tenha mais nenhum sintoma da doença tratada, o médico deverá suspender o uso do medicamento. Por isso a importância do acompanhamento periódico.
  • Nimesulida não deve ser usada concomitantemente com outros analgésicos.
  • Não utilize Nimesulida em conjunto com drogas hepatotóxicas e álcool, visto que pode haver reações hepáticas.

Distúrbios hepáticos

  • Reações hepáticas sérias ocorrem raramente, incluindo casos fatais. Caso você apresente anorexia, náusea, vômitos, dor abdominal, fadiga, urina escura ou icterícia procure imediatamente o seu médico, pois são sintomas de dano hepático, que podem surgir durante o tratamento com Nimesulida.
  • Se você apresentar testes de função hepática alterados, suspenda o uso do medicamento. Além disso, foram relatadas reações adversas hepáticas após período de tratamento inferior a um mês, e dano hepático, reversível na maioria dos casos, após um breve período de uso do medicamento.

Pacientes com distúrbios de coagulação

Pacientes com diátese hemorrágica, hemorragia intracraniana e alterações da coagulação, como hemofilia e predisposição a sangramento devem utilizar com cautela tanto a Nimesulida quanto qualquer anti-inflamatório não esteroidal, pois a medicação interfere na agregação plaquetária.

Para a prevenção cardiovascular, não utilize Nimesulida como um substituto do ácido acetilsalicílico.

Pacientes com distúrbios gastrintestinais

  • Ulcerações ou sangramentos gastrintestinais podem ocorrer, raramente. Nestes casos, suspenda o seu uso. Durante o tratamento, podem aparecer tais situações, com ou sem sintomas de advertência ou história prévia de eventos gastrintestinais.
  • Utilize com muita cautela a Nimesulida, caso você tenha distúrbios gastrintestinais, incluindo úlcera péptica, hemorragia gastrintestinal, colite ulcerativa ou doença de Crohn.

Pacientes com insuficiência renal ou cardíaca

  • Muito cuidado caso você tenha insuficiência renal, pois o medicamento pode deteriorar a função renal. O médico deve monitorar o paciente antes, durante e depois do tratamento, e, caso haja comprometimento dos rins, seu uso deverá ser interrompido.
  • Pacientes com insuficiência cardíaca congestiva, hipertensão, prejuízo da função renal ou depleção do volume extracelular devem utilizar o medicamento com cuidado, pois pode haver uma redução no fluxo sanguíneo renal.
  • Pacientes com prejuízo da função hepática ou renal devem utilizar o medicamento com cautela, pelo fato de ele ser eliminado pelo rim.
  • Não há necessidade de ajuste de dose em pacientes com clearance de creatinina de 30-80 mL/min. Em casos de disfunção renal grave, o medicamento é contraindicado.

Idosos

  • Idosos costumam ter reações adversas aos anti-inflamatórios não esteroidais, como hemorragia e perfuração gastrintestinal, bem como dano das funções renal, cardíaca e hepática. Maiores de 65 anos podem ser tratados com a menor dose (100 mg, duas vezes ao dia, segundo a bula).
  • A população idosa não deve utilizar Nimesulida por muito tempo. Caso seja necessário, o paciente deve ser constantemente monitorado.

Crianças e adolescentes

  • O medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.
  • Crianças que utilizaram Nimesulida tiveram algumas reações graves, como casos raros de Síndrome de Reye.
  • Se adolescentes tiverem sintomas de infecção viral, estes não devem ser tratados com este fármaco, visto que tais sintomas podem estar associados com a Síndrome de Reye.

Pacientes com distúrbios oculares

O tratamento com Nimesulida deve ser suspenso em pacientes com perturbações oculares, em virtude de outros AINEs (anti-inflamatórios não esteroidais). Além disso, caso ocorram distúrbios visuais, é importante que seja realizado exame oftalmológico.

Pacientes com asma

Não há problemas em utilizar a Nimesulida em pacientes asmáticos, porém, não se pode excluir a possibilidade de precipitação de broncoespasmo.

Capacidade de dirigir veículos e operar máquinas

Há pouco ou nenhum efeito sobre o ato de dirigir ou operar máquinas.

Gravidez e lactação

  • Não há estudos que indiquem a segurança do feto durante a gravidez. Portanto, somente o médico deverá avaliar tanto os benefícios quanto os riscos, para a mãe e para o bebê.
  • O medicamento não é indicado para mulheres que estão tentando engravidar. No caso de mulheres que têm dificuldades para engravidar ou que estão com suspeita de infertilidade, o medicamento deve ser suspenso.
  • Sobre a amamentação, não se sabe se o medicamento é excretado no leite humano, portanto, deve-se evitar o seu uso durante a amamentação.

Nimesulida gel

  • Nimesulida gel deve ser aplicada somente na pele, na ausência de feridas e lesões abertas. Cuidado com os olhos e mucosas e, em caso acidental, lave imediatamente com água.
  • Nimesulida gel é para uso tópico e não deve ser ingerido.
  • Lave as mãos após a utilização do produto.
  • Não utilize o medicamento com técnicas oclusivas.
  • Utilize a menor dose pelo menor período de tratamento possível, a fim de evitar os efeitos adversos.
  • Eventos adversos são raros, pois a absorção é insignificante. Porém, o medicamento deve ser usado com cautela em pacientes com sangramento gastrintestinal, úlcera péptica, disfunção hepática ou renal grave, problemas graves de coagulação ou insuficiência cardíaca severa não controlada.
  • Não utilize Nimesulida gel concomitantemente com anti-inflamatórios não esteroidais via oral.
  • Como outros anti-inflamatórios não esteroidais tópicos podem trazer sensação de queimação e fotodermatite, tenha bastante atenção a isso após o tratamento com o medicamento Nimesulida. Os doentes devem evitar a exposição direta à luz solar, a fim de reduzir o risco de fotossensibilidade.
  • Após a aplicação tópica de Nimesulida, não utilize cremes umectantes, bronzeadores ou substâncias que contenham álcool, visto que pode manchar a roupa. Lave-a com água quente e sabão neutro, caso isso ocorra.
  • Não lave o local onde o medicamento foi aplicado, pelo menos, nas primeiras horas.

Nimesulida e seus efeitos colaterais

Vejamos, a seguir, os efeitos colaterais citados na bula. Vale lembrar que tais efeitos podem ser diminuídos se o paciente fizer uso do medicamento com a menor dose, durante o menor tempo possível.

Reação muito comum

Reação incomum

Reação rara

Reação muito rara

  • Urticária, edema angioneurótico, edema facial, eritema multiforme e Síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica (casos isolados).
  • Dor abdominal, dispepsia, estomatite, melena, úlceras pépticas e perfuração ou hemorragia gastrintestinal, que podem ser graves.
  • Cefaleia, sonolência e encefalopatia (Síndrome de Reye, casos isolados).
  • Distúrbios visuais e vertigem
  • Falência renal, oligúria e nefrite intersticial
  • Púrpura, pancitopenia e trombocitopenia
  • Anafilaxia
  • Casos isolados de hipotermia.

Reações adversas, sem frequência conhecida

  • Alterações hepáticas (transaminases), geralmente transitórias e reversíveis; casos isolados de hepatite aguda, falência hepática fulminante, icterícia e colestase.
  • Reações anafiláticas como dispneia, asma e broncoespasmo (casos raros), principalmente em pacientes com alergia ao ácido acetilsalicílico e outros AINEs.

Efeitos colaterais da Nimesulida gel

A ocorrência de efeitos colaterais, em relação ao medicamento tópico, é mínima. Entretanto, podem ocorrer os seguintes casos:

Reações comuns

Prurido e eritema no local da aplicação.

Reações muito raras

  • Hipersensibilidade, como asma, edema angioneurótico e exantema generalizado.
  • Edema, aparecimento de pápulas ou vesículas e descamação da pele.

Nimesulida dá sono?

A bula cita a sonolência como efeito colateral, porém, em casos muito raros. De qualquer forma, converse sempre com o seu médico sobre quaisquer efeitos colaterais indesejados.

Atenção à superdosagem

A bula menciona poucos casos relatados de superdosagem intencional, porém, sem sinais de gravidade. Portanto, caso você tome uma dose muito além da recomendada, entre em contato com seu médico.

Caso não seja possível, ligue para o Disque-Intoxicação, através do telefone: 0800 722 6001, a fim de obter informações sobre como proceder, caso esteja sentindo algum sintoma mais sério.

Suas interações medicamentosas

Este fármaco contém uma série de interações medicamentosas. Consulte a bula online e confira a lista com todas as medicações, bem como suas possíveis reações. Apresentaremos, a seguir, algumas das principais interações medicamentosas:

  • Em geral, Nimesulida não deve ser administrada em conjunto com drogas hepatotóxicas, principalmente se o paciente apresentar problemas hepáticos.
  • Evite usar outros anti-inflamatórios não esteroidais, pois pode haver uma soma de efeitos adversos.
  • É contraindicado o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento com Nimesulida.
  • Em relação a exames laboratoriais, o teste de sangue oculto nas fezes pode apresentar um resultado de falso positivo.

Fármacos de alta ligação plasmática

Drogas como fenofibrato, ácido salicílico, ácido valpróico, tolbutamida, ácido acetilsalicílico e metotrexato, utilizadas concomitantemente com a Nimesulida, podem deslocar seus sítios de ligação, visto que possuem um alto nível de ligação às proteínas plasmáticas.

Apesar disso, não é possível afirmar que estas interações tenham significância clínica, e nem que a Nimesulida afete a glicemia em jejum ou a tolerância à glicose em diabéticos tratados com sulfonilureias.

Varfarina

O remédio Nimesulida não costuma interagir com a eficácia da varfarina, porém, alguns poucos apresentaram um aumento do efeito anticoagulante. Nestes casos, é importante que o médico monitore constantemente este paciente.

Ácido acetilsalicílico e outros anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)

  • Pode aumentar os efeitos adversos gastrintestinais, caso o paciente utilize dois ou mais AINEs, incluindo o ácido acetilsalicílico.
  • O uso de Nimesulida com salicilatos ou tolbutamida pode afetar os seus níveis séricos, ou seja, a sua resposta terapêutica.

Fenitoína

Pode haver potencialização da ação da fenitoína.

AINEs, lítio, metotrexato, probenecida, ciclosporina, álcool

  • Muita cautela ao utilizar Nimesulida concomitantemente com anti-inflamatórios não esteroides e lítio, metotrexato e probenecida, visto que a Nimesulida reduz o clearance do lítio, resultando em níveis plasmáticos elevados e toxicidade ao lítio. Como consequência, pode haver um aumento do risco de hemorragias gastrintestinais.
  • Em relação à digoxina, teofilina, glibenclamida, cimetidina e antiácidos, não há interações significativas.

Diuréticos

Em relação à furosemida, por exemplo, a Nimesulida pode antagonizar os efeitos dos diuréticos, bloqueando o aumento da atividade da renina plasmática. A análise farmacocinética da concentração de Nimesulida em pacientes que utilizam a furosemida mostrou que há um menor volume de distribuição, apesar de não haver evidências clínicas.

Nimesulida corta o efeito do anticoncepcional?

Não há na bula qualquer menção acerca de interação medicamentosa com o anticoncepcional. Na dúvida, converse sempre com o seu médico.

Nimesulida: Bula online para você

Acesse a bula online da Nimesulida e conheça todas as suas indicações, bem como seus efeitos colaterais, precauções, interações medicamentosas, posologia e muito mais. De maneira rápida e prática, só aqui!

Nimesulida precisa de receita?

Nimesulida é vendida sob prescrição médica (receita comum branca). Esta receita é para fins informativos de posologia para o paciente comprar o medicamento correto. Não são necessárias duas vias e nem fica retida com o farmacêutico.

Denominação Comum Brasileira

Observe, a seguir, o registro do princípio ativo Nimesulida aprovado pela Anvisa e documentado no site da Denominação Comum Brasileira (DCB):

Nº DCB 06391
Denominação Comum Brasileira Nimesulida
Nº CAS 51803-78-2
Classificação INF
Histórico Consolidada pela Resolução - RDC nº 469, de 23 de fevereiro de 2021

Alergênicos para se ter cuidado

A bula não cita componentes alergênicos na fórmula deste medicamento, porém, caso você tenha alergia à Nimesulida ou a qualquer outro componente, converse com o seu médico.

Nimesulida: garanta o seu na Drogaria São Paulo

Procurando por Nimesulida? Compre na Drogaria São Paulo! Além disso, você pode conseguir um precinho melhor com seus convênios. Confira as regras!

Livelo

Livelo

R$1,00 = 1 ponto LIVELO

*Apenas compra pelo hotsite, exceto medicamentos.

Confira as Regras Logo Livelo